Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Cartas e outros papéis oficiais relativos ao Brasil

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/MSBR/0011
Title type
Formal
Date range
1733 Date is uncertain to 1739 Date is uncertain
Dimension and support
1 liv. (309 f. num.)
Scope and content
Correspondência em que são interlocutores: Martinho de Mendonça de Pina e Proença, Diogo Nunes Trante, Mário Nunes Trante, Santa Casa de Misericórdia da Guarda, Pe. José Mascarenhas, Manuel da Costa Gouveia, Francisco Leote Tavares, Matias Barbosa da Silva, Luís André de Sá, André Teixeira da Costa, Félix Simões de Paiva, Manuel Gomes Braga, Fr. Brás de São José, José Rebelo Perdigão, Diogo Soares, Filipe Maciel, Manuel Rodrigues de Abreu, João da Costa Mato, João Vieira Barbosa, Manuel Saraiva Cabral, António Berquo del Rio, José Rodrigues de Oliveira, João António Cabral Camelo, Luís Forte Bustamante e Sá.

Alguns dos assuntos abordados são: Informação sobre o estado das Minas de Cuiabá, condições de arrematação dos quintos da Real Casa da Moeda, sobre o governo/administração da Casa da Moeda do Rio de Janeiro, vendas de mulatas/escravos , Regimento das terras mineiras, capitação, “pagamento” da capitação, problemas/conflitos de jurisdição/competências.

A documentação apresenta diversas tipologias documentais: correspondência particular e oficial, requerimentos.

Tem ainda os seguintes documentos:

- Representação que faz o administrador dos direitos reais das entradas dos cominhos no registo da bandeirinha estabelecida nos caminhos deste governo para a minas dos goiases, de onde chegou a esta vial em 13 de Junho 1736. Sobre as notícias que alcançou naquele continente dos goiazes de umas minas de ouro novamente descobertas (f. 301).

As cartas são remetidas de Guarda, Rio de Janeiro, Vila Rica, Vila de São José, São Paulo, Meia Ponte dos Goiases, Bação, Tijuco, Rio das Mortes, Vila de são João d’el Rei, Borda do Campo, Alagoa.
Physical location
Manuscritos do Brasil, liv. 11
Type of container
Outro
Creation date
17/05/2010 00:00:00
Last modification
30/05/2014 11:38:35