Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Maço 362

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CC/2/362
Title type
Atribuído
Date range
1531-03-03 Date is certain to 1636-09-08 Date is certain
Dimension and support
187 doc.; papel
Custodial history
O documento inicial deste maço é um sumário manuscrito – não numerado e não contabilizado na dimensão total –, elaborado na segunda metade do século XVIII. Ele arrola as principais temáticas disponíveis e destaca cinco documento desta unidade de instalação, conforme pode ser verificado na transcrição existente no elemento de informação "Âmbito e conteúdo".
Scope and content
"Com 187 documentos que constam de alvarás de vantagem de soldos, ordens para pagamento de soldos [e] para se levar em [conta] aos pagadores do Exército certas quantias, e entregarem para algumas Companhias munições de guerra, etc. Contas de Companhias, certidões de vida, conhecimentos de receita e despesa de almoxarifes e pagadores do Exército. Bilhetes de munições e outros papéis insignificantes respetivos à Vedoria-geral de Guerra. Entre estes estão os documentos seguintes:

20 - Representação do Conselho da Fazenda a El-rei, para deferir a consulta sobre o contrato das almadravas do reino do Algarve;

26 - Certidão de Manuel de Freitas sobre o auditor da legacia tomar aos juízes da legacia [sic, aos juízes portugueses] os autos em que se agravava para o Juízo da Coroa, e os ter fechado em um armário, que o dito [auditor] lhe mostrara, a fim de os não remeterem para o dito Juízo;

56 - Sobre a obra da fortaleza de Chaul [trata-se de documentação quinhentista desgarrada neste maço];

132 - Portaria para o juiz da Coroa proceder na forma do estilo na causa de agravo que se tirou do doutor Luís Álvares da Rocha, como conservador da religião de Malta, sobre os procedimentos que teve em favor do comendador Sebastião Pacheco Corte Real, por que tomando-se assento no Desembargo do Paço, donde se julgaram passadas as cartas do Juízo da Coroa, o dito conservador e o doutor Álvaro Soares de Castro, que servia em seu lugar, por aquele se dar por suspeito, não as quererem cumprir.

185 - Petição do arcediago Manuel Ximenes de Aragão, requerendo a El-rei nomeasse ministro que sirva de procurador da Fazenda, para sentenciar a causa que lhe movia o dito, com a assistência dos filhos do doutor Pedro Barbosa, sobre a compra de juros que fizera André Ximenes, seu pai, à Fazenda Real."
Access restrictions
Documentação sujeita a autorização para a consulta e a horário restrito.
Physical location
Corpo Cronológico, Parte II, mç. 362
Language of the material
Português e espanhol.
Type of container
Maço
Alternative form available
Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo, mf. 5896 e 5897
Creation date
18/08/2009 00:00:00
Last modification
26/03/2024 15:00:12