Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Carta de Sentença sobre um feito por apelação em que foram autores Fernão Gomes de Góis, neto dos instituidores do Morgado e Capela sita na Igreja de Santa Justa de Lisboa, e sua mulher, Leonor da Cunha, sua mulher, e ré, Beatriz Teixeira, Dona viúva do Dr. Luís Martins, a quem tinham emprazado indevidamente os bens de Calhariz por pertencerem ao dito Morgado

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/CABT/0123/004988
Title type
Formal
Date range
1455-05-10 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Lisboa
Dimension and support
1 doc. (700mm x 640mm); perg.
Acquisition information
Morgado de Calhariz. Importa".

Documento do lote 55 adquirido no "Leilão de manuscritos, autógrafos e fotografias" realizado pela Livraria Luís Burnay no Silva's Leiloeiros, no dia 13 de dezembro de 2008, às 15 horas.
Scope and content
João Esteves da Rica Solteira e sua mulher, Constança Anes instituíram uma capela na Igreja de Santa Justa de Lisboa e um hospital, nos quais se deviam manter respectivamente, dois capelães e dois mercieiros, ficando por sua morte a administraçaão a um filho ou filha. Para manutenção da capela e do hospital filharam os bens de Monsanto e de Calhariz deixando-os a Berengária Anes e por morte desta ao administrador da Capela. Os bens foram constituídos em Morgado e por morte de Berengária Anes ficaram a seu filho, Gomes Martins de Góis, pai de Fernão Gomes de Góis, autor. Documento autenticado por fragmento de selo de cera pendente por trancelim azul e branco. Inclui duas marcas de tabelião.
Physical location
Arquivo Casa de Abrantes, cx. 123, n.º 4988
Previous location
Mç. 1, n.º 90; Calhariz-Silveiras mc.º 11 E, n.º 4
Language of the material
Português
Related material
Portugal. Torre do Tombo, Casa dos Condes de Sortelha e Senhores de Góis, liv. 1.
Creation date
16/03/2011 00:00:00
Last modification
30/08/2021 11:34:19