Available services

Registo de autos de visitas às embarcações

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/ER/A-AA/016/0002
Title type
Formal
Date range
1767-10-07 Date is certain to 1790-05-27 Date is certain
Dimension and support
384 f.; papel
Custodial history
Por correição de 1768 foi considerado este livro como desnecessário por haver na Mesa Grande o livro das entradas, onde os patrões e capitães das embarcações delatavam e declaravam as mercadorias à vista dos conhecimentos segundo a forma do foral, e que o que restava deste livro servisse para outro fim já que se tinha feito a despesa do mesmo.

No fólio 238[v] encontra-se o início de um registo que foi invalidado pelo escrivão João Fernandes Estácio uma vez que no processo da escrituração caiu tinta sobre o texto.
Scope and content
Embora este livro tenha sido feito para o registo dos termos das visitas, de acordo com termo de abertura, foram registados, inicialmente até ao f. 39, os autos de visitas a bordo das embarcações realizadas pelo escrivão, feitor e guarda da alfândega. Por correição de 1768 este livro seria abolido, uma vez que na Mesa Grande existia o livro de entradas onde os patrões e capitães das embarcações delatavam e declaravam as mercadorias à vista dos conhecimentos e segundo o foral. Contudo, este mesmo livro, deveria ser aproveitado para outro fim, já que se tinha feito a despesa do mesmo. Sendo assim, a partir do f. 41 passou a servir para o registo de autos de visita a bordo das embarcações (iniciando a partir de Dezembro de 1780), cuja escrituração era feita pelo escrivão, descrevendo a sua deslocação à embarcação, juntamente com o feitor e guarda, e que perante o mestre da embarcação, faziam as perguntas do estilo do foral, aos quais respondia a carga que trazia a bordo e declarações ou registos onde as mesmas estariam manifestadas ou despachadas, sendo o referido mestre notificado que logo que fosse a terra se dirigisse à alfândega para dar a competente entrada, legitimando a carga e declaração que fizera, e o guarda não poderia desamparar a embarcação enquanto a mesma não fosse descarregada, seguindo-se a assinatura deste auto pelo feitor, escrivão e mestre da embarcação.
Physical location
Alfândega de Faro, liv. 676
Previous location
Arquivo Geral da Alfândega de Lisboa, nº 15-2
Language of the material
Português
Type of container
Outro
Creation date
04/02/2010 00:00:00
Last modification
02/03/2021 15:41:56