Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Traslado do foral de Viseu

Description level
File File
Reference code
PT/TT/FC/001/434
Title type
Formal
Date range
1502-07-08 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Lisboa, dentro da Torre do Tombo
Dimension and support
1 doc. (4 f.); perg.
Scope and content
Traslado autêntico do foral e escrituras requeridas por Rui Freire de Andrade, alcaide-mor de Viseu, a D. Manuel, para o qual lhe foi passado um Alvará dirigido a Rui de Pina, guarda mor da Torre do Tombo.

Entre elas encontram-se as seguintes:

-[Foral de D. Sancho dado em 1187, em confirmação de D. Afonso II, de 1217, segundo o resumo que se encontra no fólio 4v.].

- carta de doação dos casais de Folgosela e do préstamo a que chamavam Castelo de Ribafeita, em terra de Viseu, mandando tomar posse deles (Lisboa, 1 de Setembro de 1384);

- resumo da carta de entrega do castelo;

- inquirições sobre a portagem, o castelo e sobre o foro e direitos de Riba (terra de Viseu).

Inclui os resumos das escrituras registadas:

"E no primeiro livro do rei D. Afonso o Primeiro às 42 folhas está uma doação a Sancho Lopes dos casais de Folgozela e do préstamo do castelo [...] (f. 1).

"Outrossim se contém no Primeiro livro de D. Fernando, às 17 folhas, uma carta per que o dito senhor mandou entregar o seu castelo de Viseu a Gonçalo Anes e lhe fez por ele menagem da qual este é o teor [...]" (f. 1v.).

"Outrossim se contém na dita Torre do Tombo um livro desencardenado por não ter tábuas, escrito em pergaminho para lançar forais e doações do rei D. Afonso e do rei D. Sancho Primeiro, e no dito livro, na primeira folha dos forais, está o foral de Viseu [...]" (f. 2).

"Outrossim em outro livro do rei Afonso conde de Bolonha, das Inquirições que mandou tirar sobre seus direitos e reguengos do que lhe [...] pertencia em toda a terra de Seia e de Gouveia e outrossim no bispado de Lamego e de Viseu até Trancoso e direito ao Doiro o qual livro se começa [...] E no dito livro às 50 folhas está "Cidade de Viseu e Portagem dela e outras coisas em umas verbas de inquirição [...]" (f. 3).

"E no sobredito livro das Inquirições [...] às 65 folhas está uma verba de uma inquirição que ao dito Rui Freire pertence [...]" (f. 3v.)

"E outrossi se contém no dito livro às 67 folhas a Inquirição do foro e direitos de Ribafeita e terra de Viseu com todas as terras e propriedades dela" (f. 3v).
Physical location
Feitos da Coroa, Núcleo Antigo 434
Original numbering
Armário 17 do interior da Casa da Coroa, mç. 8, n.º 19
Previous location
Forais antigos, mç. 8, n.º 19
Language of the material
Português, latim
Publication notes
AZEVEDO, Rui de; COSTA, Avelino de Jesus da; PEREIRA, Marcelino Rodrigues - Documentos de D. Sancho I (1174-1211). Coimbra: Centro de História da Sociedade e da Cultura, 1979. Vol. I, p. 26. Existente na Torre do Tombo, Biblioteca SV 8439
Portugalliae Monumenta Historica a saeculo octavo post Christum usque ad quintumdecimum: Leges et Consuetudines. Lisboa: Academia das Ciências, 1856-1868. V. I, p. 460-462.
Creation date
17/05/2010 00:00:00
Last modification
25/05/2023 13:07:14