Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Bula "Circunspecta Sedis Apostolicae" do Papa Clemente XII pela qual concedeu ao rei D. João V e todos seus sucessores o padroado da Igreja de Lisboa Oriental

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/BUL/0044/9
Title type
Formal
Date range
1738-03-08 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Roma
Dimension and support
1 doc. (3 f., 36 f.; 382x270 mm); perg., papel
Custodial history
Esta bula áurea não apresenta o respectivo selo de ouro. Francisco Nunes Franklin declara que "Em 1809 o receio de alguma invasão obrigou a encaixotar-se o Real Arquivo; e desvanecendo-se aquele se tratou de desencaixotar este; e nesta ocasião se achou roubado o selo de ouro desta bula (n.º 9 do maço 44)".
Scope and content
Bula pela qual se concedeu a D. João V e todos os seus sucessores o padroado da Igreja de Lisboa Ocidental com faculdade de apresentar todas as dignidades, canonicatos, meios canonicatos e quartanazias, proibindo que na tal igreja se possam erigir dignidades, canonicatos, nem outros quaisquer benefícios, sem expresso consentimento do mesmo rei. Concede-lhe licença para dar qualquer qualquer canonicato, benefício ou comenda ao Visconde de Vila Nova de Cerveira em recompensa do Padroado da capelania mor de São Sebastião e Cadeira, chamada de Mafra, a ela anexa, que lhe pertencia como herdeiro da Casa de Soalhães, e que por esta Bula foi suprimido e concedido ao Rei.

Junto à bula três fólios em papel, com a notícia da entrada da bula na Torre do Tombo, de 23 de Fevereiro de 1740 assinada por Alexandre Manuel da Silva; a declaração do roubo do selo de ouro da bula, de 10 de Janeiro de 1812, assinada por Francisco Nunes Franklin; e o resumo do conteúdo da bula.
Access restrictions
Documento sujeito a autorização para a consulta e a horário restrito.
Physical location
Bulas, mç. 44, n.º 9
Original numbering
Casa da Coroa, Gaveta 20, maço 11
Language of the material
Latim
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

MAIA, Manuel da - "Colleçam e inventario de todas as bullas, breves e transumptos pontificios que se achão neste Real Archivo da Torre do Tombo athe o fim do anno de 1751". [Manuscrito]. 1751. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, Instrumentos de Descrição, Índice de Bulas e Breves L. 5, f. 80-80v.
Related material
Outros exemplares: Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 44, n.º 2. Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 44, n.º 10. Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 44, n.º 11.
Creation date
16/07/2010 00:00:00
Last modification
26/10/2020 14:27:56