Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Registo dos tombos de diversas comendas

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/OCCT/E/003/0236
Title type
Formal
Descriptive dates
[15--]
Dimension and support
1 liv. (194 f.; 460 x 355 mm ); perg.
Custodial history
Documento truncado. Numeração original do fólio 3 ao 194. Numeração actual escrita a lápis num total de 180 fólios.
Scope and content
Trata-se do Registo dos Tombos das Comendas de [Évora?], Elvas, Castro Marim, Santa Maria a Grande da vila de Portalegre, Rio Frio, Reigada, Mogadouro, Meda, Longroiva, Muxagata, Marmeleiro da Beira, Pinheiro de Ázere.

No Tombo da Comenda de [Évora?] encontra-se o herdamento de Mendo Marques, e no fólio 21v-22 vem mencionado um prazo de duas azenhas e moinho feito a D. Maria do Quintal, pelo Vigário Frei Pedro de Abreu e por Frei António Gonçalves, Regedores que foram do Mestrado. No Tombo da Comenda de Castro Marim vem descrito o castelo e mencionado o lugar do primeiro convento da Ordem, segundo se dizia, o “Título dos bens que ficaram à Ordem por falecimento de Frei João Fernandes de Oliveira, craveiro [claviculário] e comendador desta comenda [...]” e o Título dos bens que são em Évora e ficaram por falecimento do mesmo. No final deste título está escrito que os sobreditos bens não foram vistos por Pero de Sousa Visitador do Mestrado, quando este os ia visitar por causa da peste, e que estando assentados por João Afonso tabelião de Tomar e escrivão, e porque os achou vistos, mandou ao notário que os trasladasse e pusesse neste tombo na maneira e forma que pelo dito escrivão os achava escritos (f. 30). No “Tombo dos bens que a Ordem tem em Portalegre e pertencem à Comenda de Santa Maria a Grande […] à margem, vem escrita uma verba por Luís Ortega, notário apostólico do convento de Tomar e escrivão do cartório, datada de 5 de agosto de 1568 (f. 32V]). No Tombo da Comenda de Rio Frio […] terra do visconde […] vem descrito o aposentamento do comendador situado junto à igreja, os bens nos diferentes julgados. No Tombo da Comenda de Longroiva está registado à margem um averbamento relativo ao aforamento das terras da Comenda, no termo de Pinhel feito pelo comendador Conde da Castanheira, confirmado pelo Rei em 25 de outubro de 1568, sendo escrivão da Ordem, Lopo Rodrigues Camelo (f. 113 [104]). No Tombo da Comenda de Pinheiro d’ Ázere é mencionado o “processo das visitações” a propósito da visitação da Igreja da invocação de São Miguel realizada quando este tombo se mandou fazer.

O primeiro fólio de cada Tombo tem uma grande inicial em folha d’ ouro ornada, com excepção dos títulos da Comenda do Marmeleiro da Beira e de Pinheiro d’ Ázere, onde a inicial “T” não chegou a ser desenhada.
Access restrictions
Documentação sujeita a autorização para consulta e a horário restrito.
Physical location
Ordem de Cristo e Convento de Tomar, liv. 236
Language of the material
Português
Type of container
Outro
Publication notes
LENCART, Joana; COSTA, Paula Pinto, orient. tese – “Pedro Álvares Seco: a retroprojeção da memória da Ordem de Cristo no século XVI”. Porto, [s.n.], 2018. [Em linha]. [Consult. 14 Nov. 2019]. Disponível em 269184.pdf. Tese dout. História, Fac. de Letras, Univ. do Porto, 2018.
Notes
Descrito no Inventário "Mesa da Consciência e Ordens" na série "Relações de Comendas" do Convento de Tomar, p. 246, como Registo dos tombos de diversas comendas organizado pelo Dr. Pedro Álvares Seco.

Sobre Frei João Fernandes de Oliveira vejam-se os documentos Portugal, Torre do Tombo, Núcleo Antigo 244, Portugal, Torre do Tombo, Núcleo Antigo 242.
Creation date
16/04/2010 00:00:00
Last modification
15/11/2019 09:52:35