Available services

Inventário de bens de Eusébio de Sousa

Description level
File File
Reference code
PT/TT/IFF/005/0012/00001
Title type
Formal
Date range
1816 Date is certain to 1828 Date is certain
Dimension and support
11.149 f.; papel
Custodial history
A primeira parte do processo estava nos Inventários post mortem, Letra E, mç. 10. Passou para o mç. 12
Scope and content
Cônjuge: D. Leonor de Sousa.

Profissão: negociante da praça de Lisboa

Falecido em: 21 de Setembro de 1816.

Inventariante: a mulher

Bens: dinheiro em metal, dinheiro em papel, peças de ouro e prata: joias com incrustação de pérolas e diamantes, bule com tampa "aberto ao buril", castiçais, serpentinas, salvas, talheres, uma mostardeira, um perfumador; peças de casquinha de prata: uma urna com tampa, bules, uma caixa de chá, salvas, um relógio de parede do autor Wightruicle Mays (?), um relógio de mesa do autor Chronograf Noseda Amars Villa Nutor (?); objectos em madeira, de mogno, pau-santo, vinhático, pinho, madeira de espinheiro e madeira do Brasil: espelhos, cadeiras, bancas, uma secretária, uma marquesa, uma mesa de jantar, guarda-roupa, várias banquinhas, mesas de jogo (bancas de jogo), bancas de meia laranja, cadeiras, um canapé, guarda-louça, comodas, catres, mesas de cabeceira, toucadores, carteiras, armários e uma prateleira de escaminhos para papeis; roupa de cama e de mesa: lençóis de pano da Irlanda, de linho, de brim grosso, de esguião, colchas de algodão, de chita, de paninho branco, cobertores de papa de Inglaterra, fronhas de pano da Irlanda, guardanapos e toalhas de algodão da Índia, toalhas da Bretanha, toalhas de "algodão atoalhado" de Inglaterra, toalhas adamascadas; tapetes e cortinas; loiça de França, loiça inglesa, azul e branca, loiça de pó de pedra fina branca, loiça com friso verde, loiça da Índia.; vidro e cristal: lustres, redomas, callis, copos , vidro azul, uma garrafa de cristal e uma de vidro; várias peças de cobre e ferro.

Dívidas activas e passivas, Dívidas antigas, contas e acções por liquidar, referidas nos livros da casa e apresentadas pelo seu guarda-livraria, Manuel Inácio Garrocho.

Herdeiros: a mulher e os filhos D. Luísa de Sousa da Silveira, casada com José Maria Borges da Silveira, José de Sousa, D. Mariana de Sousa, D. Leonor de Sousa, Francisco de Sousa, Carlos de Sousa e Filipe de Sousa

Contém provisão de D. João VI, datada de 26 de Novembro de 1816, dando comissão ao desembargador José Pedro de Lemos para ser juiz do inventário.

É administrador da casa comercial, Pedro de Sousa, comerciante da praça de Lisboa, irmão do inventariado, nomeado por provisão de D. João VI, datada de 14 de Outubro de 1816, para administrar sob a firma de Eusébio de Sousa e manter o giro comercial da casa.

No fólio 1148 uma petição do filho refere que a casa tem muitas contas em diversos países.

No fólio de rosto à margem tem a informação "pagou busca em 21 de Janeiro de 1851".

No fim do processo tem folhas soltas, sem vestígios de terem estado cosidos ao processo:

- Mandado do rei, em 3 de Junho de 1817 para que o Dr. José Pedro de Lemos, desembargador da Casa da Suplicação e juiz do inventário, notifique o administrador da casa para apresentar no Arsenal Real da Marinha, louvados afim de avaliarem a escuna Leonor depois chamada Constância "que foi da mesma casa".

- Petição de Filipe de Sousa por causa da décima da casa na rua dos Galegos. Tem junto o conhecimento da décima (que estava cosido à petição, rasgada no sítio onde os dois documentos estavam cosidos).

- Petição da viúva onde refere vários pleitos na casa pelo que necessita de curador, por ter filhos menores. Foi nomeado para curador o Dr. Inácio Francisco Silveira da Mota a 5 de Março de 1817.

- Avaliação feita por Eleutério José Vieira Lopes, "mestre do ofício de ourives da prata e no mesmo avaliador e contraste das peças do dito ofício", assinada em 4 de Fevereiro de 1817.



O processo correu pelo Juízo dos Órfãos da cidade de Lisboa, Repartição do Bairro Alto, cartório do escrivão Firmo José Botelho de Gouveia.
Access restrictions
Retirado da leitura
Physical location
Feitos Findos, Inventários post mortem, Letra E, mç. 12, n.º 1
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Mau
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Feitos Findos, Inventários post mortem, Letra E, mç. 11, n.º 6

Portugal, Torre do Tombo, Feitos Findos, Inventários post mortem, Letra E, mç. 17, n.º 23
Notes
Nota ao elemento de informação "Características físicas": folhas rasgadas, cadernos soltos, folhas soltas.

Nota ao elemento de informação "Dimensão e suporte": faltam os fólios 1173 e 1174.

No fólio 11142 tem escrito "tem com esta onze mil duzentas e oitenta e nove meias folhas".
Creation date
09/06/2010 00:00:00
Last modification
12/02/2024 10:39:36