Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Termo de restituição da Bíblia dos Jerónimos ao abade e monges capitulares do Mosteiro de Santa Maria de Belém

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/CF/161.1
Title type
Formal
Date range
1815-04-19 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 doc.; papel
Custodial history
O termo foi registado no livro dos Acórdãos do mosteiro e o original selado foi remetido à Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros.

Remetido pelo Ministério da Guerra ao oficial-maior da Torre do Tombo, de acordo com o ofício datado de 26 de abril de 1871.
Scope and content
O documento refere que a Bíblia com a glosa de Nicolau de Lira fora legada por D. Manuel I em testamento, para ser conservada em depósito no Mosteiro de Santa Maria de Belém.

Relata que em Março de 1808, a Bíblia foi levada para França pelo General Junot, tendo permanecido ao cuidado da sua viúva.

Em Julho de 1814, o abade do Mosteiro de Santa Maria de Belém fez um requerimento para o governo português, por intermédio de D. Miguel Pereira Forjaz, ministro dos Negócios Estrangeiros, com a descrição dos sete volumes iluminados constituindo o corpo da Bíblia com a glosa, propondo a sua restituição.

Em 10 de Janeiro de 1815, por intermédio do mesmo ministro, o governo informou o abade que a Bíblia se encontrava em Paris, e que o rei de França Luís XVIII a tinha mandado comprar à viúva do General Junot.

O termo confirma o bom estado dos sete volumes.

Assinado pelo abade e monges capitulares.

Selo de obreia com lacre vermelho.

Access restrictions
Documento sujeito a autorização para consulta e a horário restrito.
Physical location
Códices e documentos de proveniência desconhecida, n.º 161, doc. 1
Previous location
CF 161
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Correição Cível da Cidade de Lisboa, Feitos Findos, Fundo Geral, Letra M, mç. 2702 - Autos cíveis de justificação de Frei Manuel de Mesquita Pimentel, abade do mosteiro de Santa Maria de Belém (Jerónimos), sobre o roubo da Bíblia dos Jerónimos

Portugal, Torre do Tombo, Mosteiro de Santa Maria de Belém, liv. 67 a liv. 73.

Portugal, Torre do Tombo, Arquivo do Arquivo, Avisos e ordens, mç. 30 doc. 261 - Ofício do Ministério da Guerra ao oficial-maior da Torre do Tombo, sobre a transferência para esta repartição dos autos da entrega, ou restituição, da bíblia denominada dos Jerónimos, feita ao mosteiro de Santa Maria de Belém
Publication notes
ALBUQUERQUE, Martim de - A Torre do Tombo e os seus tesouros. Lisboa: INAPA, 1990. ISBN 972-9019-31-2. p. 221.
Notes
O documento esteve patente na exposição "Relações Portugal-França: documentos e ilustrações séculos XIII a XIX", patente no Arquivo Nacional da Torre do Tombo entre 16 de Junho e 31 de Agosto de 1992.
Creation date
07/09/2010 00:00:00
Last modification
23/07/2020 11:22:59