Available services

Maço 50

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/TSO/0050
Title type
Formal
Descriptive dates
[15- - ]-1819
Dimension and support
78 doc. (188 f.); papel
Custodial history
Em 2010, perante a desorganização encontrada dentro desta unidade de instalação, em virtude da documentação não se apresentar separada em capilhas, os documentos foram separados e acondicionados, tendo as capilhas sido numeradas sequencialmente - que podem conter documentos simples, ou documentos compostos ou macetes - tal como foram os respectivos conteúdos (desde que apresentassem dois ou mais fólios escritos e estivessem desprovidos de foliação original) de modo a possibilitar o mínimo de controlo físico.

Contém documentos truncados.

Este trabalho foi desenvolvido por Maria Filomena Carvalho (Torre do Tombo).

Scope and content
Contém documentação pertencente ao Conselho Geral, à Inquisição de Lisboa, de Coimbra, Évora, Brasil e Espanha.



Integra requerimentos – de censores do Santo Ofício, entre outros -, denúncias, depoimentos, contraditas, declaração, correspondência remetida da Inquisição de Sevilha, entre outros.



Contempla a lista de pessoas para serem presas, a petição e termo de António Rangel, preso no tronco (1642), o auto de desobediência feito na comarca de Vila Real, o termo de soltura de Álvaro Gomes Gramacho, bem como o termo de ida da presa Ângela de Jesus, para o Hospital Real de Todos os Santos (1779).



Inclui abreviaturas de sintaxe latina, o compêndio (incompleto) cujos capítulos tratam dos Evangelhos (Livros) que constituem a Bíblia, e explicação sobre os autores das Sagradas Escrituras - sendo alguns apóstolos -, de ciência política, formas de governo, alusão a Aristóteles, a Bodin – século XVI -, entre outros.



Contém também uma carta remetida de Roma (1674) e correspondência acerca de reduzidos suecos.



Compreende a relação dos párocos do bispado da Guarda que foram comissários do Santo Ofício, a advocatória do cardeal infante, certidão, entre outros.



Integra a receita dos cárceres do Santo Ofício, e ainda, documentação remetida do Brasil.

Physical location
Tribunal do Santo Ofício, mç. 50
Previous location
Documentos por identificar
Language of the material
Português, latim e espanhol
Type of container
Outro
Creation date
22/02/2011 00:00:00
Last modification
31/03/2022 10:57:05