Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Bula "Relatum est auribus nostris" do papa Alexandre III concedida à Ordem do Templo pela qual lhe isentava de toda a jurisdição as igrejas de Pombal, Ega e Redinha e as submetia directamente ao Pontífice e Sé Apostólica

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/GAV/7/3/17
Title type
Atribuído
Descriptive dates
[1163?]-04-13, Latrão
Dimension and support
1 doc.; perg.
Custodial history
No verso do documento encontra-se o resumo escrito a tinta encarnada, antecedido da palavra “Cristo” em guarda, que diz o seguinte: “À Ordem do Templo Bula do Papa Alexandre per que isentou três igrejas, a saber, a de Pombal, e da Redinha e da Ega”. A seguir encontra-se a seguinte nota: “Diz frei Luís que outra tal como esta é já escrita e que portanto não era necessário de se esta escrever”. De facto, o resumo do registo do documento na Leitura Nova, liv. 53 (Livro de Mestrados), f. 115, coluna 1, não corresponde ao que está escrito atrás. O resumo da letra de Manuel Maia Guarda Mor da Torre do Tombo apresenta o ano de 1163.
Scope and content
Tem selo de chumbo pendente por trancelim de fio encarnado.
Physical location
Gavetas, Gav. 7, mç. 3, n.º 17
Language of the material
Latim
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

MAIA, Manuel da - "Colleçam e inventario de todas as bullas, breves e trasumptos pontificios que se achão neste Real Archivo da Torre do Tombo athe o fim do anno de 1751". Manuscrito. 1751. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, Instrumentos de Descrição, Índice de Bulas e Breves L.5, f. 11.
Related material
Relação sucessora:

Transcrito sumariamente em Portugal, Torre do Tombo, Reforma das Gavetas, liv. 10, f. 151.
Publication notes
ABRANCHES, Joaquim dos Santos - Fontes do direito ecclesiastico portuguez: summa do bullário portuguez. Coimbra: F. França Amado, 1895. V. 1: Summa do bullario portuguez. Existente na Torre do Tombo, Biblioteca SV 796. Entrada n.º 2, p. 1.
Notes
Nota ao elemento de informação "Datas descritivas": Bula datada de “Idus aprilis”. Esta Bula é considerada falsa: No Livro de Mestrados mencionado no elemento de informação "História custodial e arquivística", no pé do fólio, foi escrito a lápis após a remissiva para a Gav. 7, mç. 3, n.º 17, “aliás Gav. 7, mç. 9, n.º 35. A que está no mç. 3, n.º 17 é diferente e considerada falsa (Erdmann, Carl - Papsturkunden in Portugal. Berlin: Weidmannsche Buchhandlung, 1927. p.[?]”.
Creation date
18/10/2010 00:00:00
Last modification
17/02/2021 15:24:04