Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Bula "Ad ea ex quibus cultus augeatur" do papa João XXII pela qual instituiu a Ordem de Cavalaria de Nosso Senhor Jesus Cristo

Description level
File File
Reference code
PT/TT/GAV/7/5/2
Title type
Atribuído
Date range
1319-03-14 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Avinhão
Dimension and support
1 doc.; perg.
Custodial history
No verso estão registados: “Privilégio per que o papa primeiramente fez Ordem de Jesu Christo em Portugal.” “Lançada no caderno 10”. “Letra do Papa por que a instância d[o] rei D. Denis ordenou a Ordem de Cristo em Portugal e fez cabeça dela Castro Marim com o teor da provisão d[o] Rei e assim do juramento que os mestres desta Ordem hão-de fazer a[o] rei e ao papa”. Rubrica “Christo ”. Resumo em letra que se encontra no inventário de Manuel da Maia. Remissiva [da mão de Francisco Nunes Franklin, Oficial Maior do Arquivo da Torre do Tombo] “Vide Gav. 7, mç. 8, n.º 1, 5, e 8”.
Scope and content
A bula foi feita a pedido do rei D. Dinis, dando para residência da Ordem a vila de Castro Marim, e lhe aplicou e apropriou todos os rendimentos, jurisdições e regalias que gozava a Ordem dos Templários, extinta por Clemente V, e pela qual nomeava para grão-mestre Egídio Martins, sujeitando a dita Ordem à visitação dos abades de Alcobaça. Do resumo tira-se: "[...] e lhe aplicou, uniu e apropriou todos os rendimentos, jurisdições, posses, regalias e privilégios que nos reinos de Portugal possuía e gozava a Ordem dos Templários, [...] e sujeitando-a à correcção e visitação dos Abades de Alcobaça, aos quais seria dado o juramento de fidelidade à Sé Apostólica pelo Grão Mestre, e este o daria de homenagem ao rei de Portugal, e todos seus sucessores." Tem selo de chumbo pendente por fios de seda amarelos e encarnados.
Physical location
Gavetas, Gav. 7, mç. 5, n.º 2
Language of the material
Latim
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

MAIA, Manuel da - "Colleçam e inventario de todas as bullas, breves e trasumptos pontificios que se achão neste Real Archivo da Torre do Tombo athe o fim do anno de 1751". Manuscrito. 1751. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, Instrumentos de Descrição, Índice de Bulas e Breves L.5, f. 127v-128.
Related material
Pública forma em latim: Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 7, mç. 8, n.º 8. Pública forma da tradução em português: Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 7, mç. 8, n.º 5, copiada no documento Portugal, Torre do Tombo, Leitura Nova, liv. 53 (Livro de Mestrados), f. 120 v. Traslado assinado por Frei António de Lisboa: Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 7, mç. 8, n.º 1.

Relação sucessora:

Transcrito sumariamente em Portugal, Torre do Tombo, Reforma das Gavetas, liv. 11, f. 105.
Publication notes
ABRANCHES, Joaquim dos Santos - Fontes do direito ecclesiastico portuguez: summa do bullário portuguez. Coimbra: F. França Amado, 1895. V. 1: Summa do bullario portuguez. Existente na Torre do Tombo, Biblioteca SV 796. Entrada n.º 217, p. 32-33.
COMISSÃO EXECUTIVA DAS COMEMORAÇÕES DO V CENTENÁRIO DA MORTE DO INFANTE D. HENRIQUE - Monumenta Henricina. Monumenta Henricina. vol. 1. Coimbra: Comissão Executiva das Comemorações do V Centenário da Morte do Infante D. Henrique; 1960. p. 88-90, 97-110. Exemplar existente na Biblioteca da Torre do Tombo SV 5420, 946.9.
Notes
O documento encontra-se planificado.
Creation date
18/10/2010 00:00:00
Last modification
07/04/2021 17:13:20