Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Traslado autêntico da Bula "Ad Romani Pontificis" do papa Inocêncio VIII pela qual tomava sob a sua protecção todos os mosteiros da Ordem de Cister, com todas as suas igrejas, pessoas, bens e servidores, confirmando todos os privilégios concedidos pelos pontífices anteriores

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/GAV/7/7/13
Title type
Atribuído
Descriptive dates
[15--]
Dimension and support
1 doc. (2 f.); papel
Custodial history
No verso encontram-se duas informações: “Aqui está junta uma cópia para melhor inteligência deste documento.” [Da mão de Francisco Nunes Franklin, Oficial Maior do Arquivo da Torre do Tombo] a remissiva: "Vide o maço 38 de Bulas n.º 3".
Scope and content
Traslado autêntico da Bula mandado tirar por Frei António de Lisboa, Governador do Convento de Tomar, de um livro autorizado do cartório, que tem os privilégios da Ordem de Cister, feito por Jorge Rodrigues, Escrivão da Câmara do Rei, Notário apostólico e Escrivão da Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo, Notário apostólico, e concertado com Frei Fernão Lopes da dita Ordem e Notário apostólico. Assinado por Frei António de Lisboa e por Jorge Rodrigues. Do resumo do inventário de Manuel da Maia tira-se o seguinte: "Bula "Ad Romani Pontificis" do Papa Inocêncio VIII de privilégio à Ordem de Cister, pela qual tomou debaixo da sua proteção e da Sé Apostólica todos os mosteiros de frades e de freiras, com todas as suas igrejas, pessoas, bens e servidores, e os eximiu da jurisdição ordinária, confirmando-lhe todos os privilégios concedidos pelos anteriores pontífices". Datada de Roma, 30 de agosto de 1488.
Physical location
Gavetas, Gav. 7, mç. 7, n.º 13
Language of the material
Latim
Physical characteristics and technical requirements
Rasgões, pregas, perda parcial de suporte.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

MAIA, Manuel da - "Colleçam e inventario de todas as bullas, breves e transumptos pontificios que se achão neste Real Archivo da Torre do Tombo athe o fim do anno de 1751". [Manuscrito]. 1751. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, Instrumentos de Descrição, Índice de Bulas e Breves L. 5, f. 103-103v.
Location of originals
Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 38, n.º 3.
Alternative form available
Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 7, mç. 7, n.º 13A.
Related material
Relação sucessora:

Portugal, Torre do Tombo, Reforma das Gavetas, liv. 11, f. 19.
Notes
Documento mencionado na obra ABRANCHES, Joaquim dos Santos - Fontes do direito ecclesiastico portuguez: summa do bullário portuguez. Coimbra: F. França Amado, 1895. V. 1: Summa do bullario portuguez. Existente na Torre do Tombo, Biblioteca SV 796. Entrada n.º 301, p. 48, nota 8.
Creation date
19/10/2010 00:00:00
Last modification
04/02/2021 16:57:51