Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Traslado autêntico da Bula "Cum Abbates" do papa Clemente IV, pela qual mandava que os religiosos da Ordem do Templo não pagassem dízimo das terras que lavrassem e utilizassem por suas mãos ou à sua custa

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/GAV/7/10/18
Title type
Formal
Date range
1271-08-17 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Tomar
Dimension and support
1 doc.; perg.
Custodial history
No verso do documento encontra-se registado “Concertada”, e dois resumos escritos a tinta castanha. O primeiro tem a rubrica “Cristo” em guarda cancelada, o qual diz o seguinte: “À dita Ordem do Templo outra do privilégio do papa per que lhe concede que não paguem dízima predial dos bens que os ditos templários lavrarem e aproveitarem”. O segundo resumo, antecedido da abreviatura de “Ext[ra?]” a encarnado e em guarda que diz: “À Ordem de Cister privilégio do papa per que lhe concede que não paguem dízima predial dos bens que os da dita Ordem lavrarem e aproveitarem”. O terceiro resumo foi transposto para o Inventário de Manuel da Maia, Guarda Mor da Torre do Tombo.
Scope and content
Do terceiro resumo se tira: […] de privilégio à Ordem do Templo (hoje de Cristo) pela qual manda que os religiosos dela não paguem dízimo das terras que lavrarem e cultivarem por suas mãos ou à sua custa. Dada em a 8 de Junho de [1265] primeiro ano do pontificado. A Bula foi escrita em pública forma e com o sinal de Estêvão Martins, tabelião público de Tomar, a pedido de Frei Lourenço Martins, Comendador de Pombal que a mostrou. Estiveram presentes “Sete testemunhas”: frei D. Afonso Gomes, Mestre do Templo, o comendador de Soure, frei D. Diogo Pais capelão, João Eanes dito “Calça persa [?]”, entre outros.
Physical location
Gavetas, Gav. 7, mç. 10, n.º 18
Language of the material
Português, Latim
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

MAIA, Manuel da - "Colleçam e inventario de todas as bullas, breves e trasumptos pontificios que se achão neste Real Archivo da Torre do Tombo athe o fim do anno de 1751". Manuscrito. 1751. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, Instrumentos de Descrição, Índice de Bulas e Breves L.5, f. 34.
Related material
Relação sucessora:

Portugal, Torre do Tombo, Leitura Nova, liv. 53 (Livro de Mestrados), f. 35, col. 2 (duas últimas linhas) a f. 36 v, col. 1.

Transcrito sumariamente em Portugal, Torre do Tombo, Reforma das Gavetas, liv. 11, f. 121 v.
Notes
Nota ao elemento de informação "Âmbito e conteúdo": Bula datada de "6 Idus de Junho", primeiro ano do pontificado. Pública forma datada da [E. 1309].
Creation date
20/10/2010 00:00:00
Last modification
01/04/2021 12:10:04