Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Pública forma da Bula "Petitio dilectorum" do papa Gregório X, pela qual mandava que os cavaleiros da Ordem do Templo não pagassem as décimas que tinha posto nas rendas eclesiásticas para defesa da Terra Santa

Description level
File File
Reference code
PT/TT/GAV/7/10/33
Title type
Atribuído
Date range
1275-12-06 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Braga
Dimension and support
1 doc.; perg.
Custodial history
No verso encontra-se a rubrica encabeçada por “Cristo” em guarda: “À Ordem do Templo outra [Bula] de traslado de um privilégio do papa per que houve por bem que não paguem as dízimas que ele ordenou para ajuda e defendimento da Casa Santa assim estas como outras, sem desta fazer expressa menção”.
Scope and content
Do outro resumo escrito no verso se tira: Bula “Petitio dilectorum” do papa Gregório X de privilégio à Ordem do Templo (hoje de Cristo) pela qual manda que seus cavaleiros não paguem as décimas que ele tinha imposto nas rendas eclesiásticas para defesa da Terra Santa nem outras quaisquer que pelo tempo forem postas, salvo se na Bula de sua concessão se fizer expressa menção desta".

Trata-se da Pública forma da carta de D. Giraldo arcediago também designado por “arquidiácono” de Braga, selada com seu selo verdadeiro, com o teor da Bula mencionada, dada em Bellicadri, a 1 de Agosto de 1275, escrita a rogo de D. Afonso Gomes, por Joham Eanes, público tabelião de Tomar, feita em Braga, com o seu sinal de tabelião. No texto da Bula é mencionado o Concílio Lugdunense [Lyon].

Da obra "Monumenta Henricina" se tira: "Bula [...] dirigida aos legados apostólicos e coletores da dízima destinada à Terra Santa a ordenar-lhes que não cobrem a referida dízima aos freires da Ordem do Templo, pois os dispensou dela, atendendo aos perigos a que seu mestre e freires se expõem em defesa da mesma Terra Santa".
Physical location
Gavetas, Gav. 7, mç. 10, n.º 33
Language of the material
Português, latim
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

MAIA, Manuel da - "Colleçam e inventario de todas as bullas, breves e trasumptos pontificios que se achão neste Real Archivo da Torre do Tombo athe o fim do anno de 1751". Manuscrito. 1751. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, Instrumentos de Descrição, Índice de Bulas e Breves L.5, f. 85v.
Related material
Relação sucessora:

Portugal, Torre do Tombo, Leitura Nova, liv. 53 (Livro de Mestrados), f. 87, coluna 2.

Transcrito sumariamente em Portugal, Torre do Tombo, Reforma das Gavetas, liv. 11, f. 125 v.
Publication notes
ABRANCHES, Joaquim dos Santos - Fontes do direito ecclesiastico portuguez: summa do bullário portuguez. Coimbra: F. França Amado, 1895. V. 1: Summa do bullario portuguez. Existente na Torre do Tombo, Biblioteca SV 796. Entrada n.º 200, p. 28.
COMISSÃO EXECUTIVA DAS COMEMORAÇÕES DO V CENTENÁRIO DA MORTE DO INFANTE D. HENRIQUE - Monumenta Henricina. vol. 5: 1434-1436. Coimbra: Comissão Executiva das Comemorações do V Centenário da Morte do Infante D. Henrique; 1963. p. 84-85. Exemplar existente na Biblioteca da Torre do Tombo SV 5420, 946.9.
Notes
Nota ao elemento de informação "Âmbito e conteúdo": Bula datada de "kls de agosto pontificatus nostri anno quarto". Ano escrito no verso do documento. Pública forma datada de "8 Idus de Dezembro da [E. 1313]".
Creation date
20/10/2010 00:00:00
Last modification
07/04/2021 17:04:19