Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Bula "Non debet reprehensibile videri" do papa Leão X, pela qual, a pedido do rei D. Manuel I, revogou e anulou a separação e desanexação que o núncio António Púccio fizera das rendas dos mosteiros e priorados e a apropriação que fizera dos vinte mil cruzados destinados às comendas

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/GAV/7/11/6
Title type
Formal
Date range
1517-06-15 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Roma
Dimension and support
1 doc.; perg.
Custodial history
No verso encontram-se uma nota mais antiga "Trasladada e concertada", assim como o resumo do documento, também registado no inventário de Manuel da Maia, Guarda Mor da Torre do Tombo.
Scope and content
Do resumo, acrescenta-se:"[...] e a união e apropriação que delas tinha feito às comendas dos vinte mil cruzados, e as uniu e incorporou outra vez aos mesmos mosteiros donde tinham sido tiradas, mandando que em lugar daquelas rendas se tirasse outra tanta quantia das igrejas paroquiais que [o] Rei nomearia dentro de um ano, que logo houve por apropriadas às comendas em lugar da renda dos mosteiros que lhe tiraram." Tem selo de chumbo pendente por trancelim de fios amarelos e encarnados.
Physical location
Gavetas, Gav. 7, mç. 11, n.º 6
Language of the material
Latim
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

MAIA, Manuel da - "Colleçam e inventario de todas as bullas, breves e trasumptos pontificios que se achão neste Real Archivo da Torre do Tombo athe o fim do anno de 1751". Manuscrito. 1751. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, Instrumentos de Descrição, Índice de Bulas e Breves L.5, f. 194v.
Related material
Relação sucessora:

Portugal, Torre do Tombo, Reforma das Gavetas, liv. 11, f. 162 v.
Publication notes
ABRANCHES, Joaquim dos Santos - Fontes do direito ecclesiastico portuguez: summa do bullário portuguez. Coimbra: F. França Amado, 1895. V. 1: Summa do bullario portuguez. Existente na Torre do Tombo, Biblioteca SV 796. Entrada n.º 546, p. 81.
Notes
Documento publicado na obra descrita no elemento de informação "Nota de publicação" com o seguinte resumo: "Bula do papa Leão X "Non debet reprehensibile videri" pela qual, a instância do rei D. Manuel, revogou e anulou a separação de 20.000 cruzados, que o núncio Antonio Pucci tirara às rendas dos mosteiros e priorados para os dar como dotação às comendas criadas de novo, mandando agora Sua Santidade que, em lugar de aquelas rendas se tirarem dos mosteiros e priorados, se tirem das igrejas paroquiais que o Rei nomear dentro de um ano."
Creation date
20/10/2010 00:00:00
Last modification
16/08/2021 12:02:38