Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Breve "Exposuit nobis dilectus filius" do papa Adriano VI, pelo qual aconselhava D. João III a nomear pessoas idóneas para administrar os mosteiros e igrejas da Ordem de Cristo

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/GAV/7/13/1
Title type
Formal
Date range
1522-05-13 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Saragoça
Dimension and support
1 doc.; perg.
Custodial history
No verso encontra-se o resumo de Manuel da Maia, Guarda Mor da Torre do Tombo, assim como a nota “Não se acha copiada em parte alguma”.
Scope and content
Do citado resumo retira-se: Breve Exposuit nobis dilectiis filius” do Papa Adriano VI dirigido ao rei D. João III sobre o Mestrado da Ordem de Cristo, e várias igrejas e mosteiros que lhe pedia em que se desculpa de não condescender logo à sua vontade por não parecer justo darem-se administrações de igrejas a pessoas que por si as não podiam administrar, que nomeasse pessoas idóneas em que ele as prouvesse, e que para os infantes se poriam pessoas.
Physical location
Gavetas, Gav. 7, mç. 13, n.º 1
Language of the material
Latim
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

MAIA, Manuel da - "Colleçam e inventario de todas as bullas, breves e trasumptos pontificios que se achão neste Real Archivo da Torre do Tombo athe o fim do anno de 1751". Manuscrito. 1751. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, Instrumentos de Descrição, Índice de Bulas e Breves L.5, f. 8v.
Related material
Relação sucessora:

Portugal, Torre do Tombo, Reforma das Gavetas, liv. 11, f. 211.
Publication notes
ABRANCHES, Joaquim dos Santos - Fontes do direito ecclesiastico portuguez: summa do bullário portuguez. Coimbra: F. França Amado, 1895. V. 1: Summa do bullario portuguez. Existente na Torre do Tombo, Biblioteca SV 796. Entrada n.º 612, p. 89.
Notes
Resumo publicado na obra descrita no elemento de informação "Nota de publicação".
Creation date
20/10/2010 00:00:00
Last modification
17/02/2021 15:16:19