Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Traslado do Processo do executorial do núncio António Puccio pelo qual, em virtude de uma bula do papa Leão X, se tirava certas quantias de algumas igrejas e mosteiros declarados para a eleição de novas comendas

Description level
File File
Reference code
PT/TT/GAV/7/13/28
Title type
Atribuído
Date range
1515-03-31 Date is certain to 1559-10-20 Date is certain
Descriptive dates
Lisboa
Dimension and support
1 doc. (4 f.); perg.
Custodial history
No verso está registado: “Trasladada e concertada”, bem como o resumo da Bula passado para o inventário de Manuel da Maia, Guarda Mor da Torre do Tombo, e a remissiva [da mão de Francisco Nunes Franklin, Oficial Maior da Torre do Tombo]: “Vide Maço 13 de Bulas, n.º 16 e 25; Maço 32, n.º 21; e a original no Maço 33, n.º 24”. Tem uma cópia junto ao documento.
Scope and content
Do resumo tira-se: Bula "Ad ea ex injuncto nobis ab Apostolica Sede" expedida no pontificado do Papa Leão X, passada em nome de Antonio Puccio com poderes de Legado a Latere no reino de Portugal e seus domínios, pela qual [em virtude das letras do mesmo Pontífice por que concedeu ao rei D. Manuel que pudesse tirar dos mosteiros, priorados, e igrejas paroquiais do seu reino que ele nomeasse vinte mil cruzados de renda anual para com eles criar novas comendas da Ordem de Cristo] separou e desanexou das igrejas paroquiais nela declaradas, as quantias em cada uma expressadas, e as aplicou, e apropriou a comendas, assinadas primeiro as partes que deviam perceber os párocos, e deu comissão ao Bispo de Ceuta e Ministro da Trindade para fazerem executar e observar a tal determinação inteiramente todas as vezes que pelos reis de Portugal lhes fosse requerido.

Trata-se do Traslado autêntico por Scipio Braccius, notário público de Florença, com o seu sinal público [f. 3], das letras apostólicas de Antonii Puccii, notário apostólico, colacionadas com os originais, e com o selo pendente do notário apostólico.

No fólio 3 v, estão registadas duas certidões mandadas escrever e assinadas por Pedro d’ Alcáçova Carneiro, do Conselho do Rei, e seu Secretário, datadas de Lisboa, respectivamente, de 11 de Setembro de 1549, e de 20 de Outubro de 1559. A primeira, testemunha o concerto feito por mandado do Rei, na qualidade de governador e administrador da Ordem e Cavalaria do Mestrado de Nosso Senhor Jesus Cristo, entre o Doutor Luís Afonso, seu procurador e o Duque de Bragança, pelo qual se resolveu a demanda que traziam há muitos anos acerca das comendas das igrejas de São Martinho de Soeira e São Mamede de Almonde, da diocese de Braga, agora de Miranda, pelo que se mandou “riscar e tirar dele” [deste processo] a igreja de São Mamede de Almonde, que ficou ao Duque e a seus herdeiros, e a de São Martinho de Soeira à Ordem de Cristo. O Instrumento do concerto se mandou lançar no Cartório de Tomar e pôr esta verba no fim deste processo e pôr certidão sobre isto. A segunda, diz respeito à comenda de Santiago de Lustosa, do Arcebispado de Braga, mandada riscar deste processo com declaração no final dele, por Alvará dado em Lisboa a 15 de Maio de 1559, por constar ser de padroeiros leigos e estar tirada das comendas por autoridade apostólica.
Physical location
Gavetas, Gav. 7, mç. 13, n.º 28
Language of the material
Latim e português
Physical characteristics and technical requirements
Manchas de coloração variável. Desvanecimento da tinta.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

MAIA, Manuel da - "Colleçam e inventario de todas as bullas, breves e trasumptos pontificios que se achão neste Real Archivo da Torre do Tombo athe o fim do anno de 1751". Manuscrito. 1751. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, Instrumentos de Descrição, Índice de Bulas e Breves L.5, f. 190.
Alternative form available
Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 7, mç. 13, n.º 28.
Related material
Outros exemplares da bula:

Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 13, n.º 16 e 25;

Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 32, n.º 21;

Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 33, n.º 24 (original)



Relação sucessora:

Portugal, Torre do Tombo, Reforma das Gavetas, liv. 11, f. 233 v.
Notes
Nota ao elemento de informação "Datas": Traslado autêntico datado de "Pridie Kalendas de Aprilis".
Creation date
21/10/2010 00:00:00
Last modification
26/02/2021 12:15:52