Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

“Livro em que estão declaradas as vestimentas, jóias e ornamentos que o duque de Beja, D. Manuel, como governador e perpétuo administrador da Ordem de Cavalaria de Nosso Senhor Jesus Cristo, mandou para o convento de Tomar e para todas as mais igrejas da dita Ordem”

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/GAV/7/18/1
Title type
Atribuído
Date range
1492-02-08 Date is certain to 1494-08-27 Date is certain
Dimension and support
1 liv. (108 f.: 41 f. ms. num., 67 f. em branco num.); papel
Scope and content
Contém o título no f. 2, além do que se encontra na pasta superior da encadernação.

Tabuada a f. 3-3v.

Títulos das coisas que o Senhor Duque enviou para Santa Maria do Castelo e entregues ao tesoureiro Jorge Cano [?] em 8 de Fevereiro de 1492, para as Igrejas de Dornes, de Soure (entre eles um ordinário que fez Pero Anes, clérigo em a dita vila por mandado dos visitadores), para outras igrejas do Mestrado, para a Ilha de São Miguel, para a Ilha do Fogo (por Luís de Góis recebedor do Tesouro, que constam em um livro de que foi escrivão Diogo Marques, entregues a Fernão Gomes, capitão da dita Ilha); coisas que Fernão Lopes, guarda roupa do senhor Duque entregou a Álvaro Pereira fidalgo de sua casa e contador no Mestrado de Cristo, para as enviar para as igrejas do Mestrado. Ao tempo em que faleciam em Tomar de pestilência, foi feito assento, em 4 de Março de 1493, dando conta do que se guardou por indicação dada por Álvaro Pereira a Frei João da Cal, sacristão do Convento. O que se entregou no Convento, com recibo de Álvaro da Costa, moço da Câmara do Duque, feito em Setúbal, a 28 de Agosto de 1494. Menciona Jaco Capaio ourives do senhor Duque. Dinheiro enviado a Tomar para despesas das obras do Convento. Recibo de Luís de Góis da prata recebida de Álvaro da Costa, em 13 de Setembro de 1498. Lembrança das coisas que Rui Penteado deu a frei Gonçalo, vigário que foi da Praia para as ilhas dos Açores. Três termos sobre a entrega de uma cruz do Convento de Tomar ao citado ourives do senhor Duque, por mandado do contador Álvaro Pereira, para corregimento do pé que não encaixava, em 22 de outubro; outro relativo à entrega desta peça pelo ourives em 29 de Dezembro, ao dito contador, depois de pesada e verificada. Termo de recebimento da mesma cruz feito e assinado por Álvaro da Costa, moço da Câmara do Duque, em Setúbal, a 27 de Agosto de 1494.

Encadernação em pergaminho com reforços da costura em pele. Fecho em pele.
Physical location
Gavetas, Gav. 7, mç. 18, n.º 1
Language of the material
Português
Related material
Relação sucessora:

Portugal, Torre do Tombo, Reforma das Gavetas, liv. 12, f. 313.
Publication notes
LENCART, Joana – Objetos de cultos, vestimentas e livros oferecidos por D. Manuel I a igrejas da Ordem de Cristo. Revista de Artes Decorativas, n.º 7 (2015-2019). CITAR/UCP, p. 59-79 (pp. 41-79). Disponível em WWW: URL https://citar.artes.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/artes/CITAR/Edicoes/REVISTA-DE-ARTES-DECORATIVAS_M-07.pdf.
LIMA, Henrique de Campos Ferreira – Livro que ssom assentadas as vestimentas, joias e ornamentos, que o ducque dom Manuel nosso Senhor Regedor e Governador da Ordem da Cavallaria de Jesus Cristo, emviou para as igrejas da dita Ordem. Anais da União dos Amigos dos Monumentos da Ordem de Cristo. Tomar: Instituto para a Alta Cultura, 1942, vol. 1, tomo 1, pp. 228-236; Lisboa: Imprensa Lucas & Compª, 1944, vol. 2, pp. 7-24.
Creation date
22/10/2010 00:00:00
Last modification
25/11/2021 11:41:11