Tombos de escrituras

Description level
Series Series
Reference code
PT/TT/MSSJ/004
Title type
Formal
Date range
1755 Date is certain to 1756 Date is certain
Dimension and support
5 liv.
Scope and content
Tombos de escrituras em pública forma mandados fazer por provisão de D. João V, dada em Lisboa, em 11 de Agosto de 1743, a requerimento do prior geral dos cónegos regulares e cancelário da universidade de Coimbra, por haver muitos documentos antigos e de leitura difícil ou em risco de se perderem nos mosteiros de Santa Cruz, de S. Vicente e noutros da mesma congregação. Os traslados autênticos destinados a futuras certidões foram cometidos ao juiz de fora ou ao corregedor do lugar dos mosteiros ou ao juiz ordinário e a dois tabeliães Manuel Rodrigues Pereira e José António Vilas Boas, tabeliães em Barcelos e seu termo, foi escrivão Manuel de S. José Viana, na presença do padre cartorário D. Francisco da Anunciada.

Livros numerados e rubricados por João Pedro de Sousa e Sequeira, ouvidor em Barcelos e juiz do tombo.

Tem iniciais ornamentadas.

Contêm índice com resumo dos documentos.

Access restrictions
Documentos sujeitos a autorização para consulta e a horário restrito.
Other finding aid
Relação dos livros que José Manuel da Costa Basto trouxe dos cartórios dos governos civis do Porto, Coimbra e Viana, da Biblioteca Pública do Porto, das sés de Coimbra e Viseu e dos mosteiros de Lorvão e Arouca. IC C 284, Colecção Costa Basto 14 a 18.
Publication notes
Portugaliae Monumenta Historica: a saecvlo octavo post Christvm vsqve ad qvintvmdecimvm.../ ivssu Academiae Scientiarum Olisiponensis edita.Olisipone: Typis Academicis, 1856-1961. - V. 1: Diplomata et Chartae. Olisipone: Typis Academicis, 1867.
Creation date
02/11/2010 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:38:57