Available services

Correspondência diversa

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/MMCG/1C
Title type
Formal
Date range
1576 Date is certain to 1698 Date is certain
Dimension and support
1 vol. (714 p. num.); papel
Scope and content
Trata-se de um códice factício, apresentando duas numerações dos fólios, com documentos tipologicamente diversos, como cartas, cópias de cartas, requerimento, regimento, decreto, consultas, despacho.

Entre os correspondentes encontram-se: Filipe de Brito de Nicotte, capitão Afonso de Araújo, D. Gastão Coutinho, Francisco de Lucena, Sultão Mamede Idalxaa (rei de Bisapor, ou Bijapor), D. Brás de Castro, D. Francisco da Gama, Frei Manuel Pacheco, António Coelho de Carvalho, Parlamento de Paris, Diogo de Sousa, D. Manuel Soares Vilhegas, Pe. Nuno da Cunha, Salvador Correia, Casa da Suplicação, Mesa da Consciência e Ordens, Conde de Odemira, Soror Margarita de la Cruz, capitão Simão Gonçalves da Câmara (capitão da ilha da Madeira e conde da Calheta), D. Sebastião, Frei Domingos do Rosário, Filipe III de Espanha, António de Andrada de Oliva, Conselho da Fazenda, Duquesa de Sabóia, D. Vasco Luís da Gama (5º conde da Vidigueira, 1º marquês de Niza), Luís XIV de França, Marquês de Royllac, Pe. Francisco Soares, António de Mendonça Furtado, Conde de Aveiras, Conde de Vila Pouca de Aguiar, Pedro de Santa Colomba, Conde de São Lourenço (1655), D. Francisco Manuel de Melo (enquanto embaixador em França ?), Majestade Cristianíssima (rei de França), cardeal Mazarino, Conselho Ultramarino, etc.

Alguns dos assuntos abordados são: relação de armada, acusações a Francisco de Lucena, ofício de língua do Estado da Índia, missões e governo eclesiástico do Congo, descrição do Congo, pagamento de soldos a oficiais estrangeiros que vieram a Portugal por ocasião da restauração, apontamentos sobre as relações diplomáticas europeias, (França, Estados das Províncias Unidas dos Países Baixos), Tratado de Haia (1667), relatos da saída do rei Luís XIV de Paris, Fronda, ataques holandeses no Brasil, tributação (décima), luto pela morte do príncipe D. Teodósio, tácticas militares, jornada do infante D. Afonso às Caldas da Rainha, funções do pajem da campainha, atribuições do Conselho da Fazenda (repartição da Índia e repartição das Torres), regimento do Conselho de Estado (1645), administração da justiça, organização da Casa da Suplicação, liga com França contra a Espanha (1655), defesa militar da costa espanhola e portuguesa (época filipina), testamento de D. João IV, cerimonial de armação de cavaleiro de D. Afonso (futuro VI), Cortes de 1642, concessão de rendas, concessão de passaporte a judeus mercadores, isenção do fisco, apreensão de obras de António Henriques Gomes, defesa de Portugal na guerra da restauração, estabelecimento de praça livre em Viana, prisão de D. Duarte de Bragança, precedências protocolares, necessidades das praças, tratado entre a França e Portugal (1644), tratado entre a Suécia e Portugal (1641).
Physical location
Miscelâneas Manuscritas do Convento da Graça, tomo 1C (cx. 2)
Previous location
Colecção Especial, 2ª parte, cx. 15
Language of the material
Português, espanhol, francês
Physical characteristics and technical requirements
Códice desmembrado
Creation date
02/12/2010 00:00:00
Last modification
26/05/2022 09:07:22