Available services

Correspondência, cópias de cartas, traduções

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/MMCG/5E
Title type
Formal
Date range
1581 Date is certain to 1649 Date is certain
Dimension and support
1 vol.; papel
Scope and content
Trata-se de um códice factício reunindo 17 documentos, tipologicamente diversos como correspondência, cópias de cartas, traduções, listas, relatos, autos de levantamento e juramento, auto de cortes, carta de promessa de feudo e vassalagem.

Entre os correspondentes encontram-se: Rei de França (Luís XIV), Parlamento de Paris, católicos das Províncias Unidas dos Países Baixos, burgomestre de Amesterdão, Filipe II de Castela, Príncipe D. Diogo, Príncipe D. Filipe (futuro Filipe III de Castela), D. João IV, Alin Sulimão (Grão Turco, Imperador Otomano), D. Nicolo Fernandez di Castro, Manuel Filiberto (Duque de Sabóia e Príncipe do Piemonte), Jacob Mazard, Maximiliano I (Duque Eleitor da Baviera), Cardeal Mazarin, etc.

Alguns dos assuntos abordados são: saída de Luís XIV para Saint Germain, Fronda, lista dos grandes de Espanha, liberdade religiosa, Cortes de Tomar de 1581, vassalagem à virgem do convento de Claraval da Ordem de Cister, concessão de privilégios a judeus em Itália, relações diplomáticas entre a Baviera, a França e a Suécia.
Physical location
Miscelâneas Manuscritas do Convento da Graça, tomo 5E (cx. 3)
Previous location
Colecção Especial, 2ª parte, cx. 16
Language of the material
Português, espanhol, italiano
Physical characteristics and technical requirements
Códice desmembrado
Creation date
06/04/2011 00:00:00
Last modification
12/12/2016 14:01:35