Available services

Maço 65

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/TSO/0065
Title type
Formal
Date range
1571 Date is certain to 1817 Date is certain
Dimension and support
92 doc. (244 f.); papel
Custodial history
Em 2011, perante a desorganização encontrada dentro desta unidade de instalação, em virtude da documentação não se apresentar separada em capilhas, os documentos foram separados e acondicionados, tendo as capilhas sido numeradas sequencialmente - que podem conter documentos simples, ou documentos compostos ou macetes - tal como foram os respectivos conteúdos (desde que apresentassem dois ou mais fólios escritos e estivessem desprovidos de foliação original) de modo a possibilitar o mínimo de controlo físico.

Contém documentos truncados.
Scope and content
Contém documentação pertencente ao Conselho Geral, à Inquisição de Lisboa, de Coimbra, Évora, Macau e às Inquisições Espanholas.



Reúne documentos relativos à Santa Casa da Misericórdia de Lamego, enfiteuta de casas foreiras ao morgado de Balsemão sendo administrador Alexandre Luís Pinto de Sousa (1760-1761).



Integra requerimentos do Fisco da Inquisição de Coimbra, a saber: apresentação da petição de Manuel da Silva Cardoso e sua mulher Branca Maria, da cidade de Bragança, autos de sequestro dos bens imóveis de Ana de Gouveia, inquirição de testemunhas na vila de Lumiares, bem como carta régia (1729-1730); receita e despesa, quitações, cartas de João Rodrigues Palha, em Vila Real, para Manuel da Silva Cardoso; apresentação de uma petição apresentada por Manuel de Sousa Coutinho, morador no Couto do Peso da Régua, e requerimento relativos à arrematação dos bens de Ana de Gouveia do lugar de Tões, Armamar (1741).



Contempla o requerimento da madre abadessa e mais religiosas do Convento das Chagas de Lamego sobre a causa movida por D. Joana Teresa de Morais do concelho de Penaguião, parecer e procuração das religiosas (inclui selo de chapa -1761).



Integra lista de pessoas expedida pela Inquisição de Coimbra para a de Lisboa para se saber se têm culpas (1694-1695), mandado de instrução na fé católica para o licenciado Francisco Lopes, jurista de Setúbal, e certidão em como foi doutrinado (1571).



Contém um traslado de um excerto de uma carta relativa a inquirições feitas em Faro (1754), cópia da sentença na causa de Francisco José Rodrigues, carta de denúncia (Ponte de Lima - 1678), consultas, conhecimento de recibo do mestre da nau "Nossa Senhora da Oliveira" (1637), entre outros.



Integra a declaração de D. Mariana Augusta de Magalhães Mexia Macedo e do seu segundo Marido, José de Vasconcelos Castelo Branco, a fim de se prevenirem contra o crime de bigamia da mesma, em virtude de ter sido obrigada pelo seu pai a contrair matrimónio contra a sua vontade com o doutor António de Miranda e Almeida e o ter deixado (1816).



Inclui o requerimento de Pedro Green, marinheiro, natural de Portland, nos Estados Unidos da América (1811); lembranças, certidões, procuração, entre outros.



Contempla a carta de Manuel da Silveira Barbosa para o comissário do Santo Ofício, a denunciar José António da Silveira e sua irmã Maria Joaquina de Santa Ana, moradores na fazenda de Restinga, em Pitangui, Brasil, por terem morto um negro com fogo e água a ferver (1804); correspondência de Amaro Gomes de Oliveira, requerimento e certidão em pública-forma (1750).



Compreende o traslado da carta do padre comissário de Macau à Mesa do Santo Ofício sobre o procedimento que com ele teve o vigário geral da mesma cidade Francisco da Rosa Pinto (1725-1729).



Inclui correspondência expedida da Inquisição de Valladolid e de Llerena para as Inquisições de Lisboa e de Coimbra.

Physical location
Tribunal do Santo Ofício, mç. 65
Previous location
Documentos por identificar
Language of the material
Português, latim e espanhol
Type of container
Outro
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa, processo n.º 8946.
Creation date
18/03/2011 00:00:00
Last modification
14/04/2022 09:08:39