Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Maço 66

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/TSO/0066
Title type
Formal
Date range
1597 Date is certain to 1813 Date is certain
Dimension and support
84 doc. (224 f.); papel e perg.
Custodial history
Em 2011, perante a desorganização encontrada dentro desta unidade de instalação, em virtude da documentação não se apresentar separada em capilhas, os documentos foram separados e acondicionados, tendo as capilhas sido numeradas sequencialmente - que podem conter documentos simples, ou documentos compostos ou macetes - tal como foram os respectivos conteúdos (desde que apresentassem dois ou mais fólios escritos e estivessem desprovidos de foliação original) de modo a possibilitar o mínimo de controlo físico.

Contém documentos truncados.
Scope and content
Contém documentação pertencente ao Conselho Geral, à Inquisição de Lisboa, de Coimbra, Évora, e Inquisições Espanholas.



Integra cartas remetidas das inquisições de Valladolid e de Llerena para a Inquisição de Lisboa (1749-1750).



Contempla a resposta do inquisidor geral D. José de Lencastre ao Cabido da Sé de Leiria (1699), bem como apontamentos sobre impedimentos do matrimónio, certidões, entre outros.



Compreende informação dos reportórios da Inquisição de Coimbra (1758), requerimentos, despesa dos presos pobres, correspondência de Simão Gomes C. dirigida a Alonso Estrada sobre tabaco (1708).



Inclui a cópia do parecer do Conselho Geral da Inquisição de Castela acerca dos estrangeiros, especialmente ingleses, que entravam no reino de Portugal através da actividade comercial, bem como de teólogos de Coimbra, Lisboa, Évora, entre outros (1606).



Reúne cartas régias de Filipe III de Espanha para o bispo D. Pedro de Castilho (incluem selos de chapa - 1607); cópia da resposta do rei para o bispo acerca do procedimento que se deve ter com os estrangeiros que entram em Portugal e em Espanha.



Contém correspondência expedida pelas Inquisições de Évora, Coimbra e Lisboa; edital da Inquisição de Évora (1635); procuração, requerimento do padre Henrique F. da Companhia de Jesus, entre outros.



Integra cartas de Manuel Pereira de Sampaio, em Roma (1741-1746).



Contempla o relatório do processo de Gaspar Lopes Roxas, parte de cristão-novo, cerieiro, natural de Vinhais, preso em 14 de Junho de 1711; descrição física de dois réus: Manuel Cardoso "o merca" de alcunha, de 45 anos de idade, e de Valentim da Costa, do lugar de Nogueira, filho de um cigano; correspondência relativa a denúncias; certidão médica (1789), entre outros.



Reúne certidões de exercício de funções e louvor relativas ao bacharel José de Macedo Ferreira Pinto, juiz de Fora da vila de Abrantes, a destacar o seu empenho na cultura e criação dos bichos da seda, como ajudante do superintendente dos víveres, munições de boca, entre outros, nomeado pela Junta Provisional do Governo Supremo estabelecida na cidade do Porto, e ainda, a pública-forma do conde de Goltz (em francês, 1810-1813) passadas pelo tabelião José de Moura Pereira.



Contém ainda, pareceres do Fisco de Coimbra, entre outros.
Physical location
Tribunal do Santo Ofício, mç. 66
Previous location
Documentos por identificar
Language of the material
Português, latim, espanhol e francês
Type of container
Outro
Creation date
23/03/2011 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:48:32