Available services

Gestão da administração do remanescente da terça da herança da Condessa de Burnay

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/HB/C-2/6/1
Title type
Atribuído
Date range
1933 Date is certain to 1940 Date is certain
Dimension and support
541 doc. (711 f.); papel
Scope and content
Contém correspondência entre Carlos Alberto Soares Cardoso, visconde do Marco, familiares, herdeiros e várias personalidades, como: os sobrinhos, Pedro Burnay, Amélia Morales de los Rios Leitão, Dr. Duarte Gustavo Nogueira Soares Cardoso, escrivão da 6.ª Vara Cível de Lisboa, Adelino Sampaio, Visconde do Torrão, administrador delegado da Caixa de Previdência do Ministério da Educação Nacional, José Francisco Teixeira de Azevedo, Dr. Jorge Abranches Santos, José Belling, dos solicitadores José Marques e Francisco Vilarinho, honorários de Domingos Pinto Coelho, advogado dos herdeiros do Conde Burnay, do engenheiro Neves de Carvalho da secção técnica do Montepio Geral.

Correspondência entre o Visconde do Marco e a direção do Banco Burnay, existem cadernetas de contas correntes, em nome de Duarte Gustavo Nogueira Soares Cardoso, visconde do Marco, recibos de depósitos, letras do Banco Burnay.

Os assuntos e documentos existentes, versam o remanescente da terça da herança de Henry Burnay (1.º conde de Burnay), contribuição predial, imposto complementar, recibos das Companhia das Águas de Lisboa, Companhias Reunidas de Gás e Eletricidade, notas manuscritas, certidão de autos de inventário orfanológico por óbito do Conde Burnay, notas de caixa de débitos, rendimentos e contas da administração do Visconde do Marco, relativas a vários anos e distribuição pelos herdeiros.

Artigo do jornal "O Século" sobre funeral do Conde Burnay para o cemitério do Alto S. João e disposições do testamento.

Existe, também, uma relação dos herdeiros de D. Maria da Luz de Melo Breyner da Silveira, condessa de Castelo Melhor.

Uma apólice nº 6253872 da Guardian Assurance Company, companhia inglesa de seguros, relativa ao prédio da Rua Nova da Trindade, tornejando a praça do Loreto, em nome de D. Maria Amélia de Carvalho Burnay, condessa de Burnay, na qualidade de usufrutuária e posteriormente averbado ao Visconde do Marco, um certificado de delegação de poderes a favor de José Tomás António Soares Cardoso, para administrar os bens de António Maria de Sousa e Faro de Lencastre e de sua esposa Maria José Burnay de Lencastre, documentos de prestação de contas de Adolfo Nogueira Soares Cardoso.

E, ainda, documentos sobre a liquidação final das contas da administração do remanescente, com menção do grupo de herdeiros ("Sr. Verda","Sr. Soares Cardoso", "Sr. Morales de los Rios", "Sr. Pedro Burnay", "Sr. Melo Breyner").

Finalmente, contém documentação sobre bens imóveis, na Rua Nova da Trindade (n.º 1 a n.º 19) e largo do Chiado (n.º 16 a n.º 22), em que os temas mais relevantes são: Vistorias, pareceres e licenças para a realização de obras, emitidas pela Câmara Municipal de Lisboa, orçamento sobre obras a realizar, recibos de despesas com materiais e obras efetuados, recibos de despesas com trabalhadores, rendas pagas por cada inquilino dos prédios da rua Nova da Trindade n.º 1 a n.º 19 e largo do Chiado n.º 16 a n.º 22, pedido de certidão do prédio da rua Nova da Trindade e recibos do porteiro Joaquim Meirinho, (prédio do Loreto).
Physical location
Arquivo Burnay, Administração patrimonial, Administração do remanescente da terça da herança da Condessa de Burnay, cx. 70-B
Language of the material
Português, francês e inglês.
Type of container
Outro
Creation date
23/02/2011 00:00:00
Last modification
24/10/2013 11:01:58
Record not reviewed.