Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inquirição incompleta que se tirou a respeito dos direitos e padroados reais

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/GAV/8/2/3
Title type
Atribuído
Date range
Date is uncertain to Date is uncertain
Descriptive dates
[c. 1220]
Dimension and support
1 doc. (4 f.); perg.
Custodial history
Tem vestígios de restauros antigos.
Scope and content
Segundo os autores do projecto Regnum regis este é um "Caderno com quatro fólios em pergaminho, não sequenciais, com dois fragmentos de inquirição régia sobre os direitos detidos pelo monarca em diversas freguesias da diocese de Coimbra (julgados de Vouga, Valongo, Loure, Forozos, Souzo, Pinheiro, Penela, Miranda, Penacova, Arouce, Regueiro, Figueiredo, Arouca, Val Maior e Carvoeiro, com outras cujo nome se não distingue). Constituem um testemunho original das actas destas inquirições, cuja análise, desenvolvida por Saul António Gomes no âmbito da comunicação apresentada à Mesa Redonda desenvolvida pelo Projecto Regnum Regis, permitiu corroborar a sua pertença ao conjunto de inquéritos régios desenvolvidos durante o governo de Afonso II e uma datação é passível de ser situada por volta de 1220."
Access restrictions
Retirado da consulta.
Physical location
Gavetas, Gav. 8, mç. 2, n.º 3
Language of the material
Latim
Physical characteristics and technical requirements
Rasgões, cortes, perda parcial de suporte. Manchas de coloração variável. Desvanecimento da tinta.
Alternative form available
Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo, mf. 7494, Item 37.
Related material
Relação sucessora:

Portugal, Torre do Tombo, Reforma das Gavetas, liv. 13, f. 31 v.

Portugal, Torre do Tombo, Arquivo do Arquivo, Avisos e Ordens, mç. 9, n.º 71.
Publication notes
REGNUM REGIS: As inquirições de 1220 e a génese da memória documental do reino medieval português: Os testemunhos manuscritos das Inquirições Régias desenvolvidas durante o reinado de D. Afonso II. [projecto de investigação]. Coord. Amélia Aguiar Andrade, Bernardo Vasconcelos e Sousa, João Luís Fontes. Lisboa: Universidade Nova, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Instituto de Estudos Medievais, 2004-2008. Disponível na WWW: .
RIBEIRO, João Pedro - Memórias para a história das inquirições dos primeiros reinados de Portugal. Colligidas pelos discipulos da aula diplomática no anno de 1814 para 1815 debaixo da direcção dos lentes... .Lisboa: na Impressão Regia, 1815. - 144, 138, [2] p. Autor João Pedro Ribeiro segundo Inocêncio. - O exemplar do ANTT tem ainda 24 p. de «Additamentos e retoques» e [3] p. de Erratas. Disponível na Torre do Tombo, Biblioteca SP 848. Aditamentos, p. 13.
Creation date
03/05/2011 17:13:37
Last modification
07/04/2021 13:42:49