Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Carta do rei D. João I com o traslado de uma carta de doação de D. Dinis de todo o Reguengo de Oliveira do Conde a Fernão Sanches seu filho, requerida por Gomes Martins de Lemos, cavaleiro do Conselho do Rei, para a sua terra de Oliveira do Conde e Canas de Senhorim, em virtude de uma demanda que tinha com o bispo e cabido de Viseu e que se tratava diante dos desembargadores dos feitos da Coroa

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/GAV/25/2/13
Title type
Atribuído
Date range
1421-05-17 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Lisboa
Dimension and support
1 doc.; perg.
Custodial history
O documento tem vestígios no verso de ter estado agregado.

Descrito na "Tabuada do cartório da Casa de Sortelha feita pelo Doutor Gaspar Coelho Aranha Prior da Atalaia: Tabuada do saco de Oliveira do Conde com todas suas anexas" (Casa de Abrantes, cx. 122, doc. 841, f. 26).
Scope and content
Documento trasladado: Carta de D. Dinis com D. Isabel sua mulher e o infante D. Afonso seu filho e primeiro herdeiro, doando por jus de herdamento todo o Reguengo de Oliveira do Conde a Fernão Sanches seu filho, com a condição deste voltar à Coroa do Reino caso não houvesse herdeiro legítimo. Dada em Coimbra, a 28 de Março de 1306, foi selada com selo de chumbo, feita por Estêvão da Guarda.

Achada em um livro de registos do rei D. Dinis.

A certidão foi mandada fazer por alvará do rei D. João I, datado de 1421-09-18; a carta foi mandada buscar, dar em traslado, assinar por sua mão, e selar com o selo dos Contos do Rei, por Alvará dirigido a Fernão Lopes, escrivão dos livros 'com especial encargo de guardar as chaves das escrituras e dar o seu traslado'. Gonçal' Eanes a fez.

Tem um selo de cera, dos Contos da cidade de Lisboa, pendente por trancelim de fios azuis, brancos e encarnados.

O documento encontrava-se acondicionado dentro de uma bolsa de couro, em forma de envelope, forrada de seda verde com fecho de fitas de seda vermelho escuro.
Physical location
Gavetas, Gav. 25, mç. 2, n.º 13
Original numbering
Oliveira do Conde mç. 3D [?], Letra E, n.º 1
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.
Notes
Documento que resulta da prestação de serviço de traslados autênticos de escrituras da Torre do Tombo "às partes", a seu requerimento dirigido ao rei.

Eram cometidos por alvará ao guarda mor, que os assinava, feitos pelos escrivães que nela serviam, e selados com selo pendente, de início com o selo dos Contos.

O documento encontra-se acondicionado em pasta cinzenta.
Creation date
24/05/2011 15:27:22
Last modification
13/07/2023 14:53:26