Repartição das Reais Cavalariças / Repartição das Equipagens Reais

Description level
Section Section
Reference code
PT/TT/CR/F
Title type
Atribuído
Date range
1750 Date is certain to 1911 Date is certain
Dimension and support
c. 300 liv.; c. 360 cx.
Biography or history
Uma das primeiras referências ao estribeiro (funcionário que superintendia nas reais cavalariças) e ao cevadeiro (funcionário responsável pela cevada nas reais cavalariças), surge no início do século XIII, com uma lei de dom Afonso II que enumera os ovençais do rei.

Nas Ordenações de dom Duarte onde constam dois dos primeiros regimentos da casa real copiados no "(...) primeiro livro dos degredos e constituições que fez o mui nobre dom Afonso o quinto rei de Portugal (…)" também existem referências a diversos cargos e serviços existentes na referida casa e nos quais se inclui a estrebaria.

Por decreto de 17 de Julho de 1799 foi criado o cargo de intendente das reais cavalariças, dependente do estribeiro-mor, competindo-lhe fazer cumprir as ordens deste por todos os que dependiam daquela repartição.

Numa tentativa de contenção de gastos, pelo decreto de 15 de Abril de 1842 foi reorganizado o serviço das reais cavalariças no que dizia respeito à distribuição de seges e cavalos pelos diversos funcionários da casa real, ao número de cabeças de gado cavalar e muar, devendo o excedentário ser vendido em hasta pública e foram despedidos os criados que não fossem absolutamente indispensáveis para o serviço. Data de 22 de Março de 1850 o decreto que pôs em execução o plano de reforma da repartição das reais cavalariças.

A 8 de Setembro de 1859, em virtude da impossibilidade de manter, em termos de custos, a coexistência das coudelarias de Alter-do-Chão e de Mafra, foi decretada a extinção desta última. O gado cavalar e bovino seria distribuído pela Tapada de Mafra, coudelaria de Alter e reis cavalariças de Belém, sendo o excedente vendido em hasta pública. Os respectivos terrenos e oficinas seriam entregues à Vedoria da Casa Real.

A repartição das reais cavalariças, em Março de 1892, apresentava-se constituída pelas seguintes secções: administração, real escola de equitação, casa das armas, fiscalização, botica, banco da ferragem, estado de Sua Majestade, cavalariças de muares, cocheiras, casa dos arreios e casa dos fardamentos. A 12 de Abril do mesmo ano, em função do corte orçamental na verba reservada ao custeamento das suas despesas, surgiu um decreto regulando o serviço desta repartição e extinguindo o serviço de trens secundários.

A 1 de Maio de 1907 a secção de automóveis da repartição das reais cavalariças conheceu regulamento próprio.

Pelo decreto de 1 de Setembro de 1908 ficou estabelecido que os serviços das Reais Cavalariças passariam a constituir a Direcção das Equipagens Reais, a qual compreenderia a secretaria da direcção, o depósito das carruagens de gala, as cavalariças do Real Paço das Necessidades, o depósito e oficinas das equipagens reais na Ajuda, a secção de automóveis, a casa de armas e a real coudelaria de Alter do Chão.
Creation date
27/06/2011 12:43:38
Last modification
12/03/2024 11:24:29