Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de São Domingos de Abrantes

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/001/00002
Title type
Atribuído
Date range
1834-08-01 Date is certain to 1838-07-16 Date is certain
Dimension and support
1 proc.; papel
Scope and content
Contém o auto de inventário e posse dos bens, direitos e acções do extinto Convento de São Domingos, da Ordem dos Pregadores.

A 1 de Agosto de 1834, o Dr. Bernardo Gorjão Henriques, provedor, Diogo Emídio de Almeida, escrivão e o Dr. Inácio Moreira Barroso como fiscal por parte da Fazenda Nacional, bem como Luís António da Silva Lemos, tomaram posse do dito convento, na presença do padre frei António Gomes Arvelos.

Integra o inventário dos objectos preciosos sagrados e não sagrados. Os objectos de ouro e prata, entre outros do culto, foram depositados nas casas do padre José Delgado Machado Rosa.

Inclui o inventário dos objectos de culto - imagem do Senhor Jesus, de Nossa Senhora da Consolação, entre outros -, paramentos.

Integra o inventário e avaliação dos objectos do refeitório, cozinha, enfermaria e mais mobília.

Compreende o inventário dos livros, bem como dos 115 considerados "inúteis".

Contém a descrição do cartório, e também a avaliação dos bens imóveis - edifício do convento, anexos, foros, entre outros bens (prédios rústicos e urbanos) que foram arrematados.

Reúne ainda os capitais dados a juros, dívidas passivas, entre outros.

Por ordem régia, os paramentos e alfaias que pertenciam aos conventos extintos foram distribuídos pela paróquias necessitadas, em conformidade com o Decreto de 30 de Maio de 1834.

Por Portaria de 18 de Fevereiro de 1835, foram entregues alguns objectos - "um cofre dourado de encerrar o Senhor", entre outros - ao arcipreste Francisco António de Morais, e em 1836, foram entregues as alfaias às coorporações da Ordem Terceira Irmandade do Rosário e Confraria do Senhor Jesus, entre outros.

Inclui recibos de pagamentos efectuados por Bernardo Gorjão Henriques.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de São Domingos de Abrantes, cx. 2191
Original numbering
IV-D-1(2), N.º 2, mç. 1
Language of the material
Português
Notes
Em 2008, a descrição foi elaborada por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo) a partir da consulta do documento.
Creation date
29/08/2011 11:05:34
Last modification
13/01/2022 09:32:12