Available services

Inventário de extinção do Convento de Nossa Senhora de Sacaparte da vila de Alfaiates

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/001/00012
Title type
Atribuído
Date range
Date is uncertain to Date is uncertain
Descriptive dates
[17- -] - 1834
Dimension and support
1 proc.; papel
Scope and content
Contém os inventários dos bens imóveis e móveis do extinto Convento de Nossa Senhora de Sacaparte, da Congregação de São Camilo de Lélis, na vila de Alfaiates, Guarda.

A 14 de Agosto de 1834, Bernardo António [das Póvoas ?], o governador militar e provedor do distrito dos concelhos das vilas do Touro, Alfaiates e seus distritos, José Lopes da Cunha, o juiz ordinário da vila de Alfaiates, o padre Florencio José da Silva ex-prefeito do Convento, Joaquim Coelho de Oliveira, escrivão, bem como, o nomeado curador fiscal da Fazenda, Manuel Antunes Galante, procedeu-se à inventariação.

Integra o inventário dos objectos de culto e profanos, rendas, dívidas passivas, prédios rústicos (Aldeia da Ponte), tombo das fazendas, entre outros.

Contempla ainda, arrematações, justificações (inquirição de testemunhas), requerimentos dos padres da Congregação dos Agonizantes de Tomina, cópia dos testamentos do Dr. Francisco Esteves de Amaral e Mendonça e de sua irmã D. Francisca Xavier e Mendonça de Penamacor, entre outros.

Contempla a relação da quantia da coleta das Casas da Congregação, a saber:

- São Camilo da cidade de lisboa;

- Nossa Senhora das Necessidades da Tomina, no termo de Moura;

- Nossa Senhora do Alcance extramuros da vila de Mourão;

- São Pedro extramuros da vila de Arronches;

- Nossa Senhora de Sacapartes extramuros de Alfaiates;

- São Francisco Xavier em Vila Nova de Portimão.

Reúne votos de profissão solene: de Bernardo da Silva, João Nepomuceno, João Batista de Morais - inclui a licença dada ao noviço, por Manuel de Sousa de Carvalho, vigário geral da Lusitana Congregação dos Clérigos Regulares Ministros de Enfermos, com selo de chapa -, e de José Álvares Moutinho.

Contém a ordem de frei Jorge de Carvalho, mestre na Sagrada Teologia, definidor geral e prior principal eleito, no Convento do Carmo de Lisboa, para que os irmãos ou professos moradores nos distritos da Vila do Sabugal somente ingressassem na Ordem Terceira da mesma vila, e os moradores de Sacapartes e lugares limítrofes, ingressassem nessa Ordem, e não na do Sabugal.

Tem um selo de chapa.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Nossa Senhora de Sacaparte da vila de Alfaiates, cx. 2194
Original numbering
IV-D-3(7), n.º 12, mç. 3
Language of the material
Português e latim
Creation date
30/08/2011 10:38:37
Last modification
13/07/2016 09:44:49