Available services

Inventário de extinção do Convento de Santo António de Aveiro

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/001/00034
Title type
Atribuído
Date range
1834 Date is certain to 1837 Date is certain
Dimension and support
1 proc.; papel
Scope and content
Contém o inventário dos bens móveis e imóveis do Convento da Ordem de São Francisco da Província da Soledade.

A 19 de Junho de 1834, o Dr. Filipe José Pereira Brandão, juiz de fora, o Dr. Joaquim António Plácido, fiscal, António José Vieira Guimarães, o padre frei António da Mortosa, guardião, Manuel José de Almeida, escrivão, procederam à inventariação dos bens.

Integra a descrição de pratas e vasos sagrados, objectos da sacristia, paramentos, Igreja (imagens, cruzes, castiçais, livros, entre outros).

Contempla ainda a descrição e avaliação do refeitório, cozinha e adega e objectos.

Reúne a descrição de diferentes objectos e roupas pertenças da comunidade, bem como da vasta livraria.

Inclui a descrição e avaliação da dívida passiva, e dos prédios rústicos do edifício do Convento - um páteo, poço, entre outros.

Compreende a relação nominal de todos os frades existentes no Convento, o termo de depósito de todos os bens, e a relação das peças de prata com o respectivo peso.

Inclui o edital, pregões, arrematações, e avaliação da cerca para ser arrendada.

A 25 de Janeiro de 1835, o depositário Bento José Mendes Guimarães, entregou as pratas, vasos sagrados, paramentos, objectos da sacristia, e imagens da Igreja ao reverendo José Simões Mostardinha, mordomo da Mitra da cidade e bispado de Aveiro, conforme ordem recebida do sub-prefeito da mesma comarca.

Integra ainda, o auto de avaliação dos Bens Nacionais, situados nos limites do concelho, pertencentes aos três Conventos extintos: o de São Domingos, o de Santo António, e o de Nossa Senhora do Carmo de Aveiro.

Todos esses bens foram avaliados por Manuel Francisco Mata e Pedro da Costa Monteiro - carpinteiros, entre outros, nomeados pela Câmara Municipal (1837).
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Santo António de Aveiro, cx. 2196
Original numbering
IV-D-5 (8), n.º 34
Language of the material
Português
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Convento de Nossa Senhora do Carmo de Aveiro, código de referência: PT/TT/MF-DGFP/E/001/00035.

Portugal, Torre do Tombo, Convento de Nossa Senhora da Misericórdia, da Ordem de São Domingos de Aveiro, código de referência: PT/TT/MF-DGFP/E/001/00036.
Creation date
11/10/2011 15:35:17
Last modification
01/04/2019 10:50:32