Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Nossa Senhora da Assunção de Braga

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/001/00059
Title type
Atribuído
Date range
1834 Date is certain to 1839 Date is certain
Dimension and support
1 proc.; papel
Scope and content
Contém o inventário dos bens móveis e imóveis da Casa e Convento da Congregação do Oratório de São Filipe Neri.

A 12 de Maio de 1834, o Dr. João Nuno Silvério Cerqueira Gomes de Lima, corregedor e provedor interino da comarca, o meirinho, o padre Tomás Lobo (presidente) e restante comunidade, o fiscal, o escrivão Joaquim José Antunes da Silva Monteiro, e louvados procederam à inventariação.

Integra a descrição das livrarias grande e pequena, incluindo manuscritos e impressos - colaborou o Dr. Luís António Correia de Morais e Amaral -, segundo nota do escrivão "gastou-se nesta diligência seis dias completos".

Contempla a descrição e avaliação dos objectos do comum, cozinha, refeitório, loja do claustro, adega, entre outros.

Inclui a descrição e avaliação dos objectos do comum da Quinta das Goladas pertencente ao suprimido Convento, e termo de depósito dos referidos objectos.

Compreende a descrição do cartório - incompleta devido "a não haver tempo em razão de outros embaração (...)".

Reúne o inventário dos prédios rústicos e urbanos - em Barcelos, na freguesia de Cabanelas, entre outros -, foros, e termos de depósito desses bens.

Integra a descrição dos objectos do culto divino, altares - de Santa Maria Margarida, Santa Bárbara, Nossa Senhora da Saúde, Santa Ana, Santa Engrácia, São Bento, Nossa Senhora da Conceição, entre outros -, corpo da capela mor, corpo da Igreja, missais, estantes, castiçais, galhetas, paramentos, corporais, sacristia, entre outros.

Inclui a descrição da Casa da Congregação - dormitórios, capelas, Santuário, refeitório, bem como da Quinta das Enguardas.

Contempla o mapa demonstrativo do número, nomes, residências e observações políticas dos padres da extinta Casa da Congregação do Oratório de Braga, e também, editais, autos de arrematação, relação de todos os bens pertencentes ao Convento e demarcações extraídas dos tombos, e ainda o mapa dos devedores de dinheiro a juro (1839).
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Nossa Senhora da Assunção de Braga, cx. 2201
Original numbering
IV-D-17 (1), n.º 58
Language of the material
Português
Creation date
07/12/2011 17:38:41
Last modification
30/10/2019 09:12:39