Available services

Trasunto autêntico da Bula "In Eminente Dignitatis" do papa Paulo V, sendo protonotário apostólico Joannes Dominicus Spinola, executada por sentença, pela qual, a pedido de D. Filipe II de Portugal e com consentimento de Fernão Martins Freire de Andrade, donatário da vila de Bobadela, desanexava e apartava da capela de Santa Maria do Convento de São Francisco de Beja as rendas e frutos das paroquiais igrejas de São João de Lagos, Santa Maria de Bobadela, Santa Maria de Covas e São Pedro de Travanca que o papa Clemente VIII lhe tinha anexado, determinando que os frutos destas igrejas ficassem a seus párocos, o qual seria feito após morte de Fernão Martins Freire de Andrade, ficando sempre o padroado das mesmas igrejas aos que sucedessem na sua Casa e Morgado

Description level
File File
Reference code
PT/TT/GAV/10/3/4
Title type
Atribuído
Date range
1614-03-24 Date is certain to 1616-04-02 Date is certain
Descriptive dates
Roma
Dimension and support
2 doc.; perg., papel
Custodial history
Segundo registo feito no verso do documento lê-se "Foi-me entregue para se lançar nesta Torre na Gaveta das Sentenças aonde fica, ao 1.º de Agosto de [1]617. Lousada"
Scope and content
Tem cosida a cópia da sentença de execução da Bula, que se encontra trasladada neste documento, datada de Coimbra, 28 de abril de 1617. Carta de sentença apresentada e entregue a D. António Mascarenhas, deão da Capela Mor.

Esta cópia foi mandada fazer por Simão de Almeida, notário apostólico, a pedido de Fernão Martins Freire de Andrade, e concertada por Gaspar Alves de Lousada, escrivão da Torre do Tombo, em 1 de agosto de 1617.

Tem vestígio de selo pendente (apenas a perfuração do suporte).

No verso tem registada uma detalhada descrição dos acontecimentos e dos seus protagonistas.
Physical location
Gavetas, Gav. 10, mç. 3, n.º 4
Language of the material
Latim e português.
Physical characteristics and technical requirements
Vincos.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

MAIA, Manuel da - "Colleçam e inventario de todas as bullas, breves e trasumptos pontificios que se achão neste Real Archivo da Torre do Tombo athe o fim do anno de 1751". Manuscrito. 1751. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, Instrumentos de Descrição, Índice de Bulas e Breves L.5, f. 269v.
Related material
Relação sucessora:

Portugal, Torre do Tombo, Reforma das Gavetas, liv. 17, f. 9 v.
Creation date
30/12/2011 13:39:14
Last modification
10/11/2022 17:14:20