Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Nossa Senhora da Piedade da Caparica

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/001/00081
Title type
Atribuído
Date range
1834-08-19 Date is certain to 1836 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (62 f.); papel
Scope and content
Contém o inventário dos bens móveis e imóveis do Convento dos religiosos da Ordem de São Francisco, da Província da Arrábida.

Inclui a relação dos religiosos da comunidade.

A 14 de Março de 1834, no Convento situado na freguesia de Nossa Senhora do Monte da Caparica, termo da vila de Almada, frei António da Madre de Deus, regente e inventariante, Agostinho Joaquim Ferreira, escrivão, procederam à inventariação dos bens.

Integra a descrição objetos do culto divino - cálices de prata, coroa de Nossa Senhora, entre outros -, da Igreja, sacristia, Capela do Senhor Jesus da Saúde, bem como o termo de depósito dos bens.

Compreende o termo de inquirição de testemunhas acerca da conduta dos religiosos e a fação política e, também, a declaração do ex-guardião sobre a venda da custódia de prata, em virtude de não terem dinheiro para comer.

Reúne traslados de apensos relativos à descrição de materiais preciosos não sagrados: relógios, rendas; dívidas ativas e passivas; utensílios do refeitório, cozinha e mais mobília do comum; quadros, pintura e mais objetos; livraria (relação dos livros impressos, visto não existirem manuscritos).

Contém o auto de arrematação da cerca do Convento, autos cíveis de inventário, e avaliações de prédios rústicos e urbanos dos seguintes conventos: Nossa Senhora da Piedade (Ordem de São Francisco, da Província da Arrábida, Caparica - n.º 81); Nossa Senhora da Graça (Agostinhos Calçados, Lisboa - n.º 212); Nossa Senhora do Carmo (Carmelitas Calçados, Lisboa - n.º 218); Nossa Senhora dos Remédios (Carmelitas Descalços, Lisboa - n.º 212). Inclui as avaliações das propriedades localizadas em Corroios, Charneca, Sobreda, entre outros (1836).

Contempla ainda uma descrição (solta) intitulada "Orçamento dos bens que foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional pela supressão do referido Convento [de Nossa Senhora da Piedade da Ordem dos Pregadores, em Azeitão], a saber": valores capitais de objetos preciosos, géneros, prédios rústicos e urbanos, foros, entre outros.

Contém os autos de posse dos rendimentos da Quinta da Matosa, na Caparica.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Nossa Senhora da Piedade da Caparica, cx. 2203
Original numbering
IV-D-19 (13), n.º 81
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Fólios com manchas.
Creation date
12/01/2012 12:53:13
Last modification
13/11/2017 16:42:05