Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Sumário das graças e privilégios concedidos aos reis de Portugal pelos papas Martinho V, Eugénio IV, Calisto III, Nicolau V e Sisto IV a respeito do resgate, senhorio e comércio da Guiné

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/GAV/10/5/27
Title type
Atribuído
Date range
1488-04-10 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 doc.; papel
Physical location
Gavetas, Gav. 10, mç. 5, n.º 27
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
Rasgões agregados com fita cola, perda parcial de suporte.
Alternative form available
Cópia em formato digital.
Related material
Relação antecessora:

Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 26, n.º 10

Relação complementar:

Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 9, n.º 1

Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 12, n.º 27

Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 19, n.º 37

Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 35, n.º 24

Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 35, n.º 34

Relação sucessora:

Portugal, Torre do Tombo, Reforma das Gavetas, liv. 17, f. 143.
Publication notes
Documento publicado em “As gavetas da Torre do Tombo: edição digital”. Vol. 2: (GAV. 3-12), entrada 1690, p. 604 a 606.
DIAS, João José Alves - Sumário das Graças: o primeiro impresso português conhecido. Leituras: Revista da Biblioteca Nacional. Lisboa: Biblioteca Nacional. ISSNO873-7045. N.º 1 Outono (1997), p. 197-205. Exemplar disponível na biblioteca da Torre do Tombo: PP2/98
Notes
Primeiro impresso português conhecido.

Nota ao elemento de informação "Título": Título formal: "Sumário das graças doacões liberdades deffesas censsuras excomunhoões e imtredictos q[ue] hos sanctos padres de Roma ho papa martinho quinto. E eugenio quarto E calixto terceiro. E nicollao quinto E sixto quarto acerqua do senhorio terras ylhas portos tratos. E resgates de guinee outorgarom e concederom pera sempre aos reis de purtugal e a seus herdeiros e socessores soomente segundo mais compridamente nas bulas que os dictos papas sobr[e] isso concederam se conthem".

O resumo impresso respondeu à intenção de D. João II mandar lembrar o conteúdo da bula do papa Sixto IV, fazendo-a chegar a todos de forma eficaz, assim mandou afixar nas igrejas e nas portas das muralhas das cidades o resumo impresso "dos poderes que tinha sobre a Guiné e seus rios" e para o autenticar juntou o traslado do autêntico em latim e em português, ficando esse traslado em pública forma "nos tesouros e sacristias de cada uma das sés dos bispados destes reinos e assim na igreja da cidade de S. Jorge da Mina e em as igrejas principais das ilhas da Madeira e Santiago e de São Miguel e Terceira". Em 10 de abril de 1488 foram assim feitas doze cópias autenticadas com a tradução da dita bula e que certificavam o referido resumo.

Nota ao elemento de informação "Notas de publicação": Segundo a publicação de João José Alves Dias: "O resumo foi impresso em apenas um lado de uma folha inteira, aberta, de maneira a ocupar a face de duas meias folhas, possibilitando a sua afixação em lugares públicos", p. 199. Ainda segundo o mesmo Autor trata-se do único exemplar conhecido, nota 10, p. 205.

Em 2012, no mês de Março, o documento foi intervencionado pela Divisão de Conservação e Restauro, sendo removida a fita cola e efectuada a consolidação do suporte.
Creation date
1/16/2012 11:38:34 AM
Last modification
6/14/2018 11:39:46 AM