Available services

Inventário de extinção do Convento de Santo António da Sertã

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/001/00093
Title type
Atribuído
Date range
1834 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 proc. (185 f.); papel
Scope and content
Contém o inventário dos bens móveis e imóveis do Convento dos religiosos de Santo António dos Capuchos, da Ordem de São Francisco, da Província de Santo António de Portugal.

A 14 de julho de 1834, o Dr. António Nunes Ribeiro, provedor do concelho, Jerónimo Joaquim Nunes, escrivão, assistiram ao juramento dos louvados, a fim de procederem à inventariação dos bens.

A 26 de julho de 1834 a Fazenda Nacional tomou posse do convento e anexos.

Inclui a relação dos religiosos - guardião: frei António do Menino de Deus, entre outros.

Compreende a descrição dos objetos sagrados, objetos preciosos, sacristia, Igreja, paramentos, frontais, cortinas, coro, portaria, capítulo, enfermaria, sino, entre outros.

Integra termos de depósito e remessa.

Contém a descrição e avaliação dos objetos da cozinha, ferramentas, alfaias agrícolas, adega, mobiliário, roupa de uso comum, celeiro, despensa, bem como dívidas ativas e passivas.

Contempla a descrição da livraria, arrematações, sumário de testemunhas sobre a conduta dos religiosos, e também, a descrição do cartório.

Reúne um conjunto de documentos diversos relacionados com a comunidade - autos de inquirição "de genere moribus et vita" a favor do irmão Manuel de São Francisco com selo de chapa do Convento de Tancos; escrituras de doação de bens imóveis, sepulturas, jurisdição, provenientes de vários remetentes, entre os quais frei Pedro Juan de Molina (Madrid). Estes documentos abrangem o século XVII até o ano 1827.

Inclui a "Sentença Cível Apostólica proferida pelo meritíssimo reverendo desembargador da Nunciatura, o doutor Francisco Xavier da Silva, a favor dos religiosos da Província de Santo António do partido olissiponense, sobre a posse, e validade do Breve da Alternativa de 16 de junho de 1722, concedido à mesma Província pela Santidade do Sumo Pontífice Inocêncio XIII, e sentença contra a apelação interposta, deserta, e não seguida, sobre a mesma causa. Lisboa: Na oficina de Inácio Nogueira Xisto. 1759" (4 f., impresso).
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Santo António da Sertã, cx. 2205
Original numbering
IV-D-21 (6), n.º 93
Language of the material
Português, latim e espanhol
Creation date
27/02/2012 18:53:39
Last modification
12/07/2016 12:47:27