Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Nossa Senhora de Balsemão de Chacim

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/001/00095
Title type
Atribuído
Date range
1834 Date is certain to 1835 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (198 f.); papel
Scope and content
Contém o inventário dos bens móveis e imóveis da Congregação dos clérigos regulares Marianos da Imaculada Conceição, de Chacim, concelho de Mirandela.

A 18 de julho de 1834, o doutor António de Araújo Álvares Pinto, juiz de fora, o fiscal da Fazenda Pública, o reverendo José da Conceição Vieira, propósito geral, e António da Costa Teixeira, escrivão, procederam à inventariação dos bens.

Inclui o auto de posse de todos os bens, termos de juramento dos louvados, descrição e avaliação dos vasos sagrados, paramentos, cortinas, missais, vestidos da Nossa Senhora (bordados a seda e ouro), sacristia, capelas: do Senhor do Horto, do Senhor da Coluna, do Senhor Ecce Homo, entre outros.

Integra a descrição da Igreja principal do convento, termo de depósito de bens, bem como a descrição e avaliação do refeitório, cozinha, despensa e adega, embudes e latas de peditório, mobiliário de uso comum, lagar da cera, alfaias agrícolas, semoventes, relógios, chapas de cobre para tirar estampas, quadros, entre outros.

Contempla o catálogo da livraria, descrição e avaliação dos bens imóveis: cerca, prédios rústicos, dívidas passivas, cópia de editais, relação dos padres do convento, termos de depósito.

Reúne a descrição e avaliação do cartório - escritura de doação da Ermida de Nossa Senhora de Balsemão, e de outros prédios urbanos e rústicos -, arrematações, e ainda, um conjunto de escrituras de venda, doação, entre outros, do século XVIII.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Nossa Senhora de Balsemão de Chacim, cx. 2206
Original numbering
IV-D-30 (1), n.º 95
Language of the material
Português
Creation date
27/02/2012 18:54:20
Last modification
17/11/2020 14:35:05