José da Silva Maia Ferreira

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/JSMF
Title type
Atribuído
Descriptive dates
[18--]
Dimension and support
1 cx. (216 doc., 5 daguerreótipos, 12 fotografias, 2 livros); papel
Biography or history
José da Silva Maia Ferreira, nasceu a 7 de Junho de 1827, em Luanda.

Com apenas sete anos foi para o Brasil, onde viveu entre 1834 e 1845, devido à perseguição feita a seu pai.

Regressou a Luanda em 1845, onde iniciou uma carreira na Administração Pública, passando por vários cargos e funções; em 1846, foi nomeado secretário interino da Junta da Saúde. Em 1847, os negócios levaram-no de novo ao Brasil, onde permaneceu dois anos.

Em 1849, voltou para Angola e assumiu funções de tesoureiro da alfândega, em Benguela; em 1850, foi nomeado oficial ordinário da Secretaria do Governo Provincial de Benguela e em Junho desse ano, passou a exercer funções de escrivão de descargas da alfândega da cidade de Benguela. Nesse ano assumiu interinamente o cargo de sub-delegado de Benguela.

Devido a incompatibilidades com o clima na cidade, regressou a Luanda.

Em 1851 foi demitido e partiu para Ambriz e depois para a cidade de Nova York, onde se dedicou à actividade comercial e desempenhou o cargo de cônsul de Portugal.

Nos Estados Unidos, casou com uma norte-americana, Margaret Butler, a 1 de Fevereiro de 1853, a quem chamava Maggie.

O seu casamento foi agravado pela necessidade de a mulher manter, a todo custo a sua imagem social.

Deste casamento nasceram três filhos.

Maia Ferreira fez tudo para melhorar a sua situação financeira. Apesar de ter sido um homem de negócios bastante bem sucedido, a sua situação agravou-se.

Em Nova York, empregou-se na casa comercial de Figanière e Irmãos. Mais tarde empregou-se na firma inglesa Spencer e Budden, ao mesmo tempo que mantinha um negócio de aguardente e tabaco cubano.

A correspondência mostra que manteve sempre os contactos profissionais e pessoais em Angola, Brasil e Portugal. Terá feito quatro viagens a Portugal, entre 1856 e 1858, talvez em serviço como agente de Spencer e Budden, onde escreve em Setembro de 1857, três poemas.

Foi jornalista correspondente para os jornais do Rio de Janeiro "Jornal do Comércio" e "Correio Mercantil".

Em Maio de 1856, Figanière nomeou-o vice-cônsul de Nova York, sendo a sua nomeação ignorada, pelo Gabinete Americano do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Por volta de 1862, foi para o Brasil com a sua família, abandonando definitivamente os Estados Unidos.

Desconhece-se a data precisa da sua morte, o historiador aponta para o dia 19 de Fevereiro de 1881, no Rio de Janeiro.
Custodial history
Documentação inventariada por Sr. William Rougle, que organizou e enviou a documentação.
Acquisition information
Documentação adquirida por doação da família, David Maria Ferreira Lambert, bisneto do poeta e de Barbara Arden Morris, sobrinha de David M. F. Lambert,com data do auto de receção a 6 de Março de 2012, e contrato de doação datado de 31/05/2010.
Scope and content
Contém 14 pastas temáticas: correspondência, poemas, telegramas, cartões de visita, um álbum dos seus autógrafos, cinco daguerreótipos, fotografias, e dois livros.
Arrangement
À data da aquisição a documentação estava organizado por pastas temáticas. A organização foi mantida.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.
Notes
A caixa contém uma capilha, com a transcrição de algumas cartas (55 f.), feita pelo Sr. William P. Rougle.

No dia 21 de Junho de 2013 foi realizada uma conferência, e inaugurada uma exposição que está patente ao público de 21 de Junho a 21 de Setembro de 2013, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo. com o tema: "José da Silva Maia Ferreira, Espontaneidades da minha alma. Às senhoras africanas".
Creation date
03/05/2012 15:01:24
Last modification
04/07/2013 16:07:38