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Bens vendidos no 3.º e 4.º leilões do Palácio da Junqueira e do Palácio das Laranjeiras

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/HB/C-2/1/2
Title type
Atribuído
Date range
1907 Date is uncertain to 1939 Date is uncertain
Dimension and support
328 doc. (792 f.); papel
Scope and content
Contém a seguinte documentação:



Uma relação dos lotes vendidos no 3.º leilão, de 17 de janeiro de 1937, produtos das vendas e faturas dos produtos arrematados pelos herdeiros e comissão do leiloeiro;

Um inventário dos artigos presentes no leilão realizado no Palácio da Junqueira, produto das vendas a particulares e aos herdeiros e comissão do leiloeiro, artigos arrematados no 1.º, 2.º, 3.º e 4.º leilões e ainda por levantar pelos respetivos compradores, relação dos quadros e objetos do Palácio da Junqueira, carta do leiloeiro Leiria & Nascimento confirmando a realização e condições deste leilão e produtos arrematados pelos herdeiros;

Uma cópia de uma carta dirigida a António Coelho Serra sobre o desaparecimento de um vaso inventariado, pertença do jardim do Palácio das Laranjeiras e anotação a lápis da recuperação do mesmo, tendo em anexo desenhos de dois vasos, anotações e contas a lápis sobre objetos do Palácio das Laranjeiras, um recorte do jornal "Diário de Notícias" com notícia do 4.º e último leilão sob a direção da casa liquidadora Leiria & Nascimento;

Uma cópia de correspondência trocada com o diretor do Museu Nacional de Arte Antiga e o presidente da Junta Nacional da Educação, do Ministério da Educação Nacional, anexando uma relação dos lotes do inventário da herança que o Estado desejava adquirir para os museus, palácios nacionais e embaixadas, a fim de vender bens desta herança ao Estado;

Uma cópia da referida venda, lista de seguro dos quadros, recibo de venda dos mesmos e anotações a lápis sobre a divisão pelos herdeiros da verba da venda ao Estado, em leilão e uma lista da relação dos artigos transferidos do Palácio da Junqueira para o das Laranjeiras a fim de serem incluídos no leilão;

Correspondência sobre o pagamento de dois lotes arrematados em leilão, cópia de correspondência entre a casa liquidadora e a Comissão sobre a venda da propriedade e a área dos terrenos, proposta de compra de árvores do Parque das Laranjeiras, anotações sobre a área coberta do Palácio das Laranjeiras e anexos, jardim e parque, valor da matriz, renda mensal pedida à "Beneficiência Espanhola" e notas sobre as cotas dos herdeiros e preço global das Laranjeiras e da Quinta da Barbacena.

Inclui ainda um documento com as gratificações de fim de ano 1936-1937 dos empregados, mencionando o nome dos empregados de escritório, dos Palácios da Junqueira e Laranjeiras com o seu vencimento mensal, gratificação atribuída e distribuição; documentação referente a fotografias dos Palácios da Junqueira e Laranjeiras pedidas pelos herdeiros à Comissão Liquidatária, detentora das chapas e respectivo valor que coube a cada herdeiro; uma carta de proposta de arrendamento de uma casa com escritos na rua das Laranjeiras e uma nota manuscrita sobre uns documentos encontrados no Parque das Laranjeiras, referente a Júlio Feitor de Noronha;

Contém ainda:

Uma cópia de compromisso de honra para celebrar a escritura de partilhas e uma cópia incompleta de escritura de partilhas, duas cópias e anotações a lápis mencionando o artigo 4.º da escritura de 9 de junho de 1931, resumos de sessões da comissão liquidatária e das assembleias gerais, referindo a intimação judicial contra D. Josefina Pacheco Burnay, em virtude do arresto promovido por Eduardo John pelo não pagamento desta herdeira da contribuição de registo ou imposto sobre sucessão e doação, uma relação dos inquilinos do Largo do Chiado, n.ºs 16-22 e da Rua Nova da Trindade, n.ºs 9, 13-15 e 17-19, uma consulta sobre a venda de dois vasos com avenca do Palácio da Junqueira, por 100$00, a Jorge Burnay, documentação referente à nota do valor dos bens, ainda indevisos, pertencentes à herança e uma anotação da entrega de um exemplar a D. Josefina Burnay Rugeroni, documentação referente ao valor dos bens da herança e ao quinhão de António Burnay, cópia de uma carta do 1.º Visconde do Marco ao Banco Burnay e correspondência de António Burnay sobre a venda do seu quinhão na herança, duas cópias da Comissão Liquidatária dirigidas ao Dr. Igrejas a fim de se efectuar o pagamento aos herdeiros de Eduardo John, da parte da dívida da Condessa de Mafra, após a venda do terreno das Laranjeiras e casas da Travessa das Laranjeiras, duas cópias de correspondência de D. Josefina Pacheco de Burnay dirigida ao presidente da Comissão Liquidatária, impugnando as contas da herança do ano 1932-1933 por não se ajustarem ao estipulado pela escritura pública de 9 de junho de 1931, documentação referente ao imposto sobre as sucessões e doações por óbito de D. Amélia Burnay Morales de los Rios e cópia de correspondência sobre a verificação da liquidação do imposto sucessório pelas constituintes D. Maria José Burnay, D. Maria Teresa Burnay e D. Maria Luísa Burnay Soares Cardoso.

Inclui notas manuscritas.

A documentação compreende ainda actas da Comissão Liquidatária, nomeadamente:

Acta n.º 1: contém uma procuração de D. Charlotte Sénègre dando poderes a D. Sofia Burnay de Melo Breyner, incluindo os de substabelecer, para a representar nesta Comissão Liquidatária e um substabelecimento do Dr. Francisco de Melo Breyner a José Rino de Avelar Froes;

Acta n.º 5: contém recibos e uma carta relativos à avaliação das coleções de pintura dos Palácios da Junqueira e das Laranjeiras por entidades inglesas e francesas;

Acta n.º 13: contém uma declaração de D. Josefina Pacheco Burnay e uma procuração do Dr. Francisco de Melo Breyner, conde de Mafra;

Acta n.º 14: contém o substabelecimento da procuração do Dr. Jerónimo Rodrigues de Sousa, representante de Madame Cormont e seus sobrinhos, ao Dr. Armando Gastão de Miranda e Sousa para o representar na Comissão Liquidatária;

Acta n.º 15: contém uma pública-forma da procuração de D. Leona de Burnay, condessa de Burnay ao Dr. Armando Gastão de Miranda e Sousa, dando-lhe vários poderes entre eles o de a representar na Comissão Liquidatária e uma pública-forma da procuração de Francis Boyle ao mesmo advogado, dando-lhe vários poderes entre eles o de o representar nesta Comissão;

Acta n.º 16: contém cópias de correspondência trocada entre a Comissão Liquidatária e o Dr. Jerónimo Rodrigues de Sousa sobre o quinhão na herança, atribuído a Madame Cormont;

Acta n.º 17: contém uma procuração do Conde de Mafra ao Dr. Henrique de Verda para o representar nas reuniões da Comissão Liquidatária, uma pública-forma duma procuração da D. Josefina Pacheco Burnay a seus filhos para só, ou em conjunto e na sua ausência, a representarem em todas as assembleias e reuniões, uma proposta do Dr. Miranda de Sousa para que todos os herdeiros enviem à Comissão um documento comprovativo de terem pago o imposto sobre sucessões e doações e que artigo ou valor algum seja entregue aos herdeiros que não tenham fornecido esta prova, uma carta de D. Josefina Pacheco Burnay discordando da resolução tomada na sessão de 15 de junho, sobre o crédito dos herdeiros, uma nota dos papéis de crédito não partilhados que se encontram em depósito no Banco Burnay e um resumo sobre o crédito dos herdeiros e o arresto dos bens da herança;

Acta n.º 18: contém uma procuração passada pelo Dr. Francisco Melo Breyner, conde de Mafra, a José Rino de Avelar Froes para o representar na reunião e uma carta de D. Charlotte Sénègre protestando contra o facto de ter sido avisada do 1.º leilão apenas com 48 horas de antecedência, contra a venda de joias pelo preço da avaliação do Montepio e contra a licitação de outra joias e acta de 15 de julho de 1932;

Acta da sessão de de 2 de janeiro de 1933: contém correspondência com D. Josefina Burnay acerca da interpretação do artigo 8.º da escritura de 9 de junho de 1931, referindo-se às atas n.º 25 e n.º 27 e correspondência com D. Charlotte Sénègre acerca da aquisição de uns lotes de joias arrematados por D. Josefina Burnay, referindo-se à acta n.º 25;

Acta n.º 21: uma procuração do Dr. Francisco de Melo Breyner, conde de Mafra a D. Sofia Burnay de Melo Breyner para que a representasse nas reuniões, uma certidão de pagamento do imposto de sucessão de alguns herdeiros e duas guias de tesouraria comprovativas do pagamento do imposto respeitante a D. Henriette Julia Cormont e a Emmanuel Théodore Cormont;

Actas das assembleias gerais dos herdeiros:

Acta n.º 1: contém cartas de convocatória da assembleia, recibos de cartas entregues e de receção do correio, uma procuração de D. Elisa Burnay de Verda a seu filho Dr. Henrique de Verda e mapas da acta n.º 1 com discriminação e desenvolvimento das contas da herança;

Acta n.º 2: contém uma relação de pessoas convocadas, respectiva receção e mapas rubricados pelos presentes na assembleia geral e contas aprovadas relativas ao exercício findo em 31 de julho de 1932;

Acta n.º 3: contém uma procuração de D. Elisa Burnay de Verda, viscondessa de Mairos a D. Sofia de Melo Breyner, condessa de Mafra, para que a representasse na reunião, uma procuração de D. Ana Maria Burnay Nogueira Soares Cardoso ao Visconde do Marco para que a representasse em todas as assembleias e reuniões de herdeiros, contas aprovadas de 31 de janeiro de 1933 e mapas rubricados pelos presentes;

Acta n.º 4: contém uma procuração de D. Amélia Morales de los Rios Leitão e uma procuração de D. Cármen Burnay Morales de los Rios de Castro a José Morales de los Rios y Burnay para as representar na assembleia e mapas com contas e assinados por todos os presentes e um aviso de convocatória de assembleia geral dos interessados para D. Carolina Burnay Soares Cardoso;

Acta n.º 5: contém quatro mapas com o desenvolvimento das contas referidas a 31 de janeiro de 1934 e rubricados em todas as suas folhas pelos presentes;

Acta n.º 7: contém duas procurações de poder de D. Josefina Burnay ao Visconde do Marco e de D. Elisa Burnay de Verda, viscondessa de Mairos a seu filho Dr. Henrique de Verda, contas aprovadas relativas ao exercício findo em 9 de junho de 1934, uma nota a lápis informando que a acta da 6.ª assembleia geral não foi distribuída e anotações a lápis sobre todas as actas;

Uma cópia do despacho foral da expropriação requerida pela Câmara Municipal de Lisboa contra D. Carolina Burnay Soares Cardoso, viscondessa do Marco, nos prédios da Calçada do Alto de Santo Amaro, n.ºs 27, 29-31 e 37-47, uma cópia e duplicado sobre o prédio n.º 39 da Calçada de Santo Amaro expropriado pela Câmara Municipal de Lisboa à herança da Condessa de Burnay, um apontamento manuscrito com o valor dos autos de expropriação do terreno da Junqueira, depois de feita a troca, do terreno das Águas Boas e da Vila de Santo António, dependente dos arrendamentos comerciais, e do terreno de Santo Amaro, a depositar por falta de acordo com o senhorio direto, uma exposição do senhorio do terreno de Santo Amaro, Vicente André da Silva, englobando a Calçada de Santo Amaro, n.ºs 27, 29-31, 33-35, 37, 39, 41, 43 e 45-47 e a Travessa do Conde da Ribeira, 32 sobre o valor dos prédios para efeito de liquidação amigável do foro e laudémio e correspondência trocada entra a Comissão Liquidatária e o mesmo senhorio direto,parecer do advogado Domingos Vecchi Pinto Coelho sobre as condições para efectuar as expropriações, correspondência trocada com Francisco Cardoso de Castro sobre uma troca de terrenos na Junqueira e com o procurador José Marques sobre o processo de expropriação, cartões de visita, cópia de correspondência dirigida pela Comissão Liquidatária aos inquilinos dos prédios da Calçada de Santo Amaro n.ºs 37-47 rés do chão, avisando-os da expropriação dos prédios de que são inquilinos e anulação de contrato com a empresa de limpeza de chaminés por motivo de expropriação do prédio da rua da Junqueira n.ºs 20-40;

Correspondência da casa Christie Manson & Woods de Londres, dirigida a Henrique Verda, sobre a avaliação não definitiva feita à coleção de obras de arte do Palácio da Junqueira quando da visita do seu representante a Portugal, Henry Floyd. Inclui uma tradução.

Divisão de 16 921 ações do Banco Burnay, segundo a cota parte de cada herdeiro, valores referentes à remuneração aos liquidatários arbitrada e aprovada pela assembleia geral e contas sobre o saldo do interregno da gerência da sociedade Henry Burnay e Companhia, transitando para Banco Burnay, extratos de contas especiais, saldos de contas correntes e correspondência recebidos da sociedade Henry Burnay e Companhia em nome de D. Carolina Burnay Soares Cardoso, viscondessa do Marco.

Há uma indicação no carimbo que a partir de 1926 esta sociedade passou a Banco Burnay;

Inclui ainda uma prorrogação do mandato na Comissão Liquidatária da herança constituída em 9 de junho de 1931, cópias de correspondência dirigidas ao procurador José Marques dando-lhe conta da constituição da Comissão Liquidatária por escritura de 28 de novembro de 1935, assuntos relacionados com prédios dos herdeiros e envio de uma procuração de plenos poderes da Comissão Liquidatária para cancelamento de um empréstimo liquidado, uma informação sobre deliberação do artigo 6 da escritura da constituição da Comissão Liquidatária, a primeira folha de uma informação sobre uma reunião de herdeiros e seus representantes para celebrarem escritura de partilhas trinta dias após essa reunião, faltando os nove exemplares anexos indicados nessa mesma informação, procurações de Afonso de Burnay a D. Josefina Pacheco Burnay para receber quaisquer quantias provenientes da herança de seus falecidos avós, Condes de Burnay, e de seu pai, Jorge Burnay, de Pedro Henrique Burnay a D. Charlotte Sénègre com substabelecimento desta a D. Sofia Melo Breyner, condessa de Mafra para o representar em todos os atos e termos até final do inventário e receber todas as quantias, seja qual for o seu montante, natureza e proveniência, de Paulo Burnay a D. Sofia de Melo Breyner, para o representar em tudo e receber quaisquer quantias seja qual for o seu montante, natureza e proveniência e de Francisco António de Miranda e Sousa a seu filho Dr. Armando Gastão de Miranda e Sousa para o representar em tudo dentro desta Comissão, nos seus impedimentos, como se ele próprio estivesse presente.

Inclui uma minuta do regulamento da Comissão Liquidatária, faltando a primeira folha;

Recortes de imprensa do jornal "Diário de Notícias" referentes ao 1.º e ao 2.º leilão do recheio do Palácio da Junqueira, anunciando a venda de mobiliário, quadros, porcelanas e objetos de arte que se realizou em duas partes de 31 de janeiro a 8 de fevereiro e de 1 de março a 8 de março de 1936, um cartão de entrada na exposição no dia 27 de maio de 1933 e um recorte de imprensa do "Diário de Notícias" de 30 de abril de 1933 relativo ao 3.º leilão do Palácio das Laranjeiras, um recorte de imprensa sobre uma reunião do "Club Internacional de Football" a propósito do processo do despejo do campo das Laranjeiras e um recorte de imprensa relativo ao 2.º leilão do Palácio da Junqueira que teve lugar de 26-30 de dezembro de 1936.



Physical location
Arquivo Burnay, Administração patrimonial, Herança da condessa de Burnay, 1.º, 2.º, 3.º e 4.º leilões do recheio do Palácio da Junqueira e 3.º e 4.º leilões das Laranjeiras, cx. 76-A
Language of the material
Português
Creation date
10/05/2012 13:33:07
Last modification
25/02/2022 17:56:31
Record not reviewed.