Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Livro de correspondência recebida pelo governador José Correia de Sá

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/PJRFF/A/002/0985
Title type
Atribuído
Date range
1759 Date is uncertain to 1767 Date is uncertain
Dimension and support
1 liv. (93 f.); papel
Scope and content
Contém o seguinte termo de abertura: “Rubriquei este livro sendo em deligência do real serviço desde uma até folhas vinte seis […?] janeiro, 10 de 1779. An[tóni]o Botelha […?]”.

Inclui também termo de encerramento: “Tem este livro noventa e três folhas que todas numeradas desde o número um até o número vinte e seis; e rubriquei com o meu sobrenome – Costa - […?] folhas vinte e sete até folhas noventa e três. O que fiz pela comissão a folha 27 que me deu o […] frei João António de Sá Pereira, governador e capitão general desta ilha da Madeira. Em 9 de março de 1770. José Anastácio da Costa”.

A correspondência recebida pelo governador José Correia de Sá enviada por diversas pessoas como o Secretário de Estado Francisco Xavier de Mendonça, Conde de Oeiras , Sua Majestade, entre outras. Referem os seguintes assuntos: quanto ao salário que hão-de vencer os criados que servem na ilha aos jesuítas, acerca do envio de uma colecção impressa, entrega ao Bispo da Diocese, as igrejas, colégios e casas puramente religiosas dedicadas ao culto divino, felicitação da princesa pelo nascimento do príncipe da Beira, publicação das leis que foram promulgadas para a expulsão dos jesuítas e para a custódia da colecção dos documentos, os homens de negócio da nação britanica da ilha da Madeira pedem para dar sepultura aos compatriotas ingleses que morrem nesta ilha, despesa que se fez com os cem homems que embarcaram para o reino de Angola no navio Nossa Senhora do Cabo, averiguar e fazer os exames nexessários aos navios da nação inglesa ou inimigas que querem entrar nesta ilha, desoesas que se fez para o reino de Angola com os soldados, nomeação do corregedor e a necessidade de ter um meirinho da Correição e quatro homens da Vara para execução das diligências encarregues e criação destes ofícios.

Encadernação em pastas de cartão cobertas de tela.

Access restrictions
Documento não manuseável. Retirado da consulta.
Physical location
Provedoria e Junta da Real Fazenda do Funchal, liv. 985
Original numbering
Liv. [3]
Previous location
1175. N.º de ordem 1158
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Perda parcial do suporte e de informação, lacunas em forma de galerias. Danos na encadernação, pasta superior solta.
Creation date
25/05/2012 11:59:40
Last modification
21/02/2013 15:24:32