Available services

Diário da testamentaria

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/JPRC/001/0001
Title type
Atribuído
Date range
1764-06-01 Date is certain to 1786-07-30 Date is certain
Dimension and support
183 págs.; papel
Scope and content
Falecimento: 4 de Junho de 1764

Testamento: aprovado pelo tabelião Caetano José Barbosa

O diário contém os nomes das pessoas e instituições a quem foram deixados os bens: familiares, criados, um escravo morador no Brasil, instituições religiosas e hospitais.

Contém também os nomes dos devedores activos, de devedores na América, de falidos, de falidos na América; nomes dos credores em Lisboa e na América; despesas com o funeral, com o transporte do corpo, de Sintra para Lisboa, com missas de corpo presente em várias instituições religiosas.

O inventário foi feito em 27 de Junho de 1764 na Correição Cível da Corte, no cartório do escrivão José Gonçalves da Costa. Contém relação de móveis e alfaias de casa. Refere peças em prata fina, prata velha, móveis de metal prateado, espelhos, armações, armações de Damasco, ornamento de oratório de que constam várias imagens de santos (tem uma nota que diz: "com declaração que as ditas imagens ficaram quebradas do terramoto de Novembro"); roupa branca (toalhas de Damasco, Guimarães, Holanda, França, Índia); móveis cromados em madeira de nogueira, pau-santo, de couro, de sola; pinturas, e trem de cozinha.

Refere Domingos da Costa como cirurgião assistente do defunto.

Tem junto um caderno com o seguinte título: "Conta corrente de todo o recebimento que tem entrado na testamentaria que por falecimento de Francisco Ferreira da Silva, administrou a sua viúva testamenteira universal D. Brizida Maria da Silva Vieira, desde 4 de Junho de 1764 até ao dia 30 de Julho do corrente ano de 1786 em que faleceu a mesma testamenteira".
Physical location
Feitos Findos, Juízo dos Resíduos e Cativos, liv. 1
Previous location
Livros dos Feitos Findos, n.º 89 (ant. 494)
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Os três últimos fólios estão soltos. A lombada está bastante danificada.
Notes
A encadernação é em couro.
Creation date
03/07/2012 19:17:15
Last modification
27/07/2021 21:51:24