Available services

Traslado da demonstração da venda de produtos por conta da testamentaria

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/JPRC/003/0001
Title type
Atribuído
Date range
1799-05-29 Date is certain to 1816-07-18 Date is certain
Dimension and support
55 f.; papel
Scope and content
Traslado: datado de 2 de Janeiro de 1820

Falecimento: 28 de Maio de 1799

Tem o seguinte título: "Demonstração da venda de diversos efeitos que por conta da testamentaria se efectuaram da maneira abaixo declarada e cuja importância se acha abonada em adições e em diversas épocas na conta corrente da mesma testamentaria". A venda foi feita pelo testamenteiro João António de Amorim Viana e por José Manuel Alves. Da demonstração constam fazendas da Índia, brins, cabos, cebo em velas, manteiga, goma, açúcar, madeiras, lonas, amarras, alfazema, bezerros de França, algodão, aguardente, entre outros.

Nos fólios 15 e 16 tem o título: "A testamentaria de Joaquim José Rodrigues que faleceu em 28 de Maio de 1799, em conta corrente com João António de Amorim Viana testamenteiro e tutor do menos Joaquim José Rodrigues filho e herdeiro único do sobredito falecido ou com D. Ana Febrónia de Amorim viúva como cabeça de casal, por falecimento do dito José António de Amorim Viana".

No final do balanço de saída, feito em 18 de Junho de 1816, tem também: "E trasladada a conferi e concertei com o próprio que se acha se acha escrito em fólio marca grande encadernado em livro com capa de papelão coberto de ruão verde escrito em cinquenta e duas meias folhas tal como este traslado vai escrito sem borrão entrelinha ou borradura o qual livro me foi apresentado por Joaquim José Rodrigues Vidal que o recebeu e assinou ao qual me reporto. Lisboa dois de Janeiro de mil oitocentos e vinte. João Luís Fernandes Braga tabelião o subscrevi e assinei em público etc. João Luís Fernandes Braga".

Contem termo de encerramento: "Contém este livro cinquenta e duas folhas escritas que todas vão rubricadas por mim com o meu apelido - Pinto - de que uso e com as declarações que julguei necessárias. Pinto".
Physical location
Feitos Findos, Juízo dos Resíduos e Cativos, liv. 4
Previous location
Livros dos Feitos Findos, n.º 95 (ant. 761)
Language of the material
Português
Notes
Capa de carneira gravada a ferros secos.
Creation date
04/07/2012 13:56:18
Last modification
12/12/2012 14:29:53