Available services

Carta de Domingos Nunes Vieira a Francisco Ferreira da Silva

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/JPRC/001/0003/000034
Title type
Atribuído
Date range
1763-04-07 Date is certain to 1763-04-07 Date is certain
Dimension and support
3 f.; papel
Scope and content
Cargo do remetente: desembargador

Faz referência a dinheiro remetido na frota e levantado na Casa da Moeda, despesas com as formaturas dos sobrinhos e a compra de um moinho para o irmão, e que André Pereira de Lima "a título dos filhos gastou com mão larguíssima". Que Manuel Luís Vieira foi preso e sequestrado logo que a frota chegou ao Rio de Janeiro e foi-lhe removida a testamentaria de João do Couto Pereira; foram nomeados testamenteiros daquela cidade por estes comunicarem com a Junta do Comércio da Corte.

Refere a continuação das dívidas de João Baptista Furtado e de que este vive "à sombra do vigário", e da falta da remessa de António Manuel Granja. Que o desembargador Agostinho Luís tem trabalho com a casa do falecido João do Couto. Refere também a dívida de José da Costa Mourato.

Dá notícia da entrega da Colónia aos castelhanos por capitulação que ajustou o governo com eles e da entrega de duas naus portugueses e duas inglesas; que está preso o governador na ilha das Cobras. Uma das naus inglesas ardeu completamente, com perda de gente.

Fala do desembargador Bento de Barros, de André Pereira de Lima e de sequestro dos padres da Companhia.

Fala ainda da lei dos escravos forros que "indo para a Europa é muito santa e boa mas quem daqui vai das conquistas não tem quem o sirva na viagem".

No verso tem escrito: "Rio de Janeiro 7 de Abril de 1763. Carta do desembargador Domingos Nunes Vieira".
Physical location
Feitos Findos, Juízo da Provedoria dos Resíduos e Cativos, mç. 1, n.º 34, cx. 1
Language of the material
Português
Creation date
17/07/2012 16:17:51
Last modification
12/12/2012 13:44:36