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Documentação relativa à 2.ª e 3.ª Comissão Liquidatária da Herança da Condessa de Burnay

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/HB/C-2/6/5
Title type
Atribuído
Date range
1919 Date is uncertain to 1943 Date is uncertain
Dimension and support
1 cx. (346 doc., 1094 f., 2 doc. fotográficos); papel
Scope and content
Contém documentação relativa maioritariamente à Comissão Liquidatária da Herança da Condessa de Burnay, nomeadamente:

Correspondência acerca do arrendamento de uma loja no largo das Fontainhas, nº 3 e 4, entre José Morales de los Rios, Eduardo João Burnay, Carlos Alberto Soares Cardoso e Maria Nogueira de Paula e a estrangeiros;

Correspondência recebida e cópias de correspondência expedida sobre orçamentos para obras de manutenção e conservação dos prédios na Rua Nova da Trindade, na travessa das Laranjeiras, Rua da junqueira, na Praia da Granja, na Travessa da Guarda (à Junqueira), Rua das Taipas e Rua de São Domingos à Lapa, 1922 a 1933;

Relações das rendas recebidas referentes aos prédios da herança, de 1931 a 1934;

Correspondência recebida e expedida acerca de ações judiciais movidas contra Mário Garilli, José Pedro Faria e João Rodrigues da Costa, por incumprimento das condições contratuais de arrendamento de lojas, 1931-1932;

Jornais “Diário de Lisboa”, “A Voz”, com notícias sobre a venda dos Palácios, 1932-1933;

Correspondência recebida e enviada para José de Figueiredo, Diretor do Museu de Arte Antiga referente à cedência de quadros da coleção Burnay, existentes no Palácio da Junqueira, para figurarem na exposição de arte francesa, a realizar no Palácio das Janelas Verdes, 1934;

Documentação sobre obras de manutenção e conservação do prédio n.º 161 da Estrada das Laranjeiras, 1932 e 1935;

Cópia da escritura constitutiva da Comissão de Herdeiros da Condessa de Burnay, lavrada em Lisboa, 19 de abril 1937;

Inventário dos artigos adquiridos no leilão do Palácio da Junqueira, realizado em 24 de abril de 1937;

Cópia da acta n.º 5 de 15 de novembro de 1937, da comissão de herdeiros;

Acta n.º 4 da comissão de herdeiros, de 15 de outubro de 1937;

Documentos relativos às actas n.º 1, 2, 6, 7 e 8, da comissão de herdeiros, 1938;

Correspondência enviada por diversos remetentes à comissão sobre a impossibilidade de comparecer nas reuniões da comissão e delegando votos noutros membros, 1938-1939;

Avisos de pagamento e mapas da contribuição predial e imposto complementar de diversos prédios na rua da Junqueira, estrada das laranjeiras e rua Fradesso da Silveira, 1938-1939;

“Breve notícia sobre o Palácio da Junqueira”, 1939;

Correspondência recebida e expedida sobre a cedência do Palácio da Junqueira para as festas de caridade nos jardins e teatro do referido palácio a favor da Casa de Proteção e Amparo de Santo António, 1939;

Acta n.º 16 da comissão de herdeiros, de 1 de outubro de 1940;

Acta n.º 20 da comissão de herdeiros de 15/02/1943, sobre a aprovação das contas para distribuição do saldo;

Relação dos bens que constituem o montante da herança de D. Maria Amélia de Carvalho Burnay, condessa de Burnay, deixada pela Comissão Liquidatária desta herança ao terminar o seu mandato, em 9 de Junho de 1934, e que passam à administração da atual cabeça de casal, D. Carolina Burnay Soares Cardoso, viscondessa do Marco;

Notas e apontamentos diversos sobre o valor de diversos bens;

Balanço adicional de liquidação do imposto sucessório de propriedade sujeita a usufruto de D. Josefina Pacheco Burnay;

Requerimentos às Finanças acerca do pagamento das contribuições autárquicas dos imóveis pertencentes à herança de D. Maria Amélia de Carvalho Burnay;

Documentos relativos ao processo de celebração da escritura de venda de prédios e dos Palácios das Laranjeiras e da Junqueira;

Correspondência entre a casa liquidatária “Leiria & Nascimento, Ldª.” e a Comissão Liquidatária acerca da venda de imóveis pertencentes à herança da condessa;

Contas do 3.º leilão do recheio do Palácio das Laranjeiras, 1933-1934;

Artigos arrematados em nome de D. Amélia Morales de los Rios, nos leilões realizados no Palácio das Laranjeiras pela Comissão Liquidatária da herança da condessa de Burnay;

Contas do leilão do recheio da Casa da Granja, 1932;

Correspondência com D. Sofia de Melo Breyner, condessa de Mafra, acerca de fotografias de alguns quadros existentes no Palácio da Junqueira. Incluí duas fotografias, uma de um quadro oval, retratando uma paisagem junto a um rio e outra de um serviço de jantar;

Mapas de receita e despesa, balancetes das rendas recebidas, talões de depósitos bancários no Banco Burnay, faturas da Companhia de seguros “Guardian Assurance Company limited” e faturas de diversas despesas da comissão de herdeiros;

Declarações da cabeça de casal, D. Carolina Burnay Soares Cardoso, viscondessa de Marco, para o inventário, por óbito de D. Maria Amélia de Carvalho Burnay, por ter cessado a 1.ª Comissão Liquidatária, em 9 de Outubro de 1934;

Procuração de Carlos Alberto Soares Cardoso, visconde de Marco, a seu filho Duarte Gustavo Nogueira Soares Cardoso para o representar como presidente da Comissão Liquidatária da Condessa de Burnay, datada de Lisboa, 7 de julho de 1936. Procuração de Carolina Burnay Soares Cardoso, mãe de Duarte Gustavo Nogueira Soares Cardoso, com a mesma informação, datada de Cascais, 1 de setembro de 1936;

Correspondência recebida e cópias de correspondência expedida acerca das jóias não arrematadas em leilão, 1933-1936;

Relação das jóias e das pratas pertencentes à herança da condessa de Burnay;

Cópia do mandado do juiz de Direito da 6.ª Vara da Comarca de Lisboa para o Banco de Burnay entregar as joias que tinha em depósito;

Distribuição das rendas e vestidos;

Correspondência sobre a venda de automóveis que faziam parte do inventário de bens;

Correspondência sobre a venda do serviço de louça da Companhia das Índias, do motor e grupo eletrodinâmico (gerador) e do catálogo de arte que faziam parte do inventário da herança do Palácio da Junqueira. O referido serviço foi vendido a Mr. Berthelot por intermédio do ministro de França, 1932-1937;

Relação da documentação do Arquivo Burnay [1940].

Contém um desenho a pena de tinta da China, sobre cartolina, com o brasão do Conde de Burnay e respetiva legenda (260 x 214 mm).
Physical location
Arquivo Burnay, Administração patrimonial, Administração do remanescente da terça da herança da Condessa de Burnay, cx. 90
Language of the material
Português e francês.
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Arquivo Burnay, Atividade social, Organização de festejos e comemorações, (código de referência: PT/TT/HB/D/1).

Portugal, Torre do Tombo, Arquivo Burnay, Administração patrimonial, 1.º, 2.º, 3.º e 4.º leilões do recheio do Palácio da Junqueira e 3.º e 4.º leilão das Laranjeiras, (código de referência: PT/TT/HB/C-2/1).

Portugal, Torre do Tombo, Arquivo Burnay, Administração patrimonial, Documentos relativos à administração de imóveis, (código de referência: PT/TT/HB/C-2/4).
Creation date
31/07/2012 15:26:17
Last modification
09/12/2013 10:39:14
Record not reviewed.