Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

"Comboio"

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/PJRFF/I-G/004/0132
Title type
Atribuído
Date range
1807-02-13 Date is uncertain to 1807-11-06 Date is uncertain
Dimension and support
1 liv. (6 f. ms. num. rub. + 2 f. em branco num. rub.); papel
Custodial history
Contém vestígio de ter sido arrancados os fólios 8 até ao fim, desconhecendo-se a totalidade.
Scope and content
Contém termo de abertura da responsabilidade do juiz da alfândega, José Caetano de Freitas: "Servirá este livro para se lançarem nele os direitos do comboio na alfândega desta cidade; escreverá nele o escrivão mais antigo. Funchal, 2 de janeiro de 1807".

Na capa encontra-se a identificação do escrivão responsável pela escrituração deste livro, José João Veríssimo, escrivão da mesa grande por entrada.

São feitos os registos referentes à sola, nos quais são identificados os despachantes, dia, mês e ano, embarcação, quantidade e qualidade, e quanto pagou de comboio. Estes registos podem ser rubricados pelo despachante ou seu representante e na maioria dos casos pelo recebedor dos direitos. Estes produtos eram os únicos que pagavam os direitos do comboio. Os termos foram feitos na casa do despacho da alfândega pelo juiz alfândega José Caetano de Freitas. Na margem direita a importância. Este termo é assinado pelo dito juiz, pelo tesoureiro, pelo escrivão e outros oficiais como, Joaquim da Silva Carvalho, Pantaleão Fernandes de Vasconcelos e Carlos Vicente de Ornelas.

Os registos foram conferidos pelo primeiro escriturário da Contadoria Geral, Francisco João Moniz a 12 de Agosto de 1812.
Physical location
Provedoria e Junta da Real Fazenda do Funchal, liv. 132
Previous location
1395. N.º de ordem 63
Language of the material
Português
Notes
Nota ao elemento de informação "Título": Designação constante da capa.
Creation date
01/08/2012 16:28:34
Last modification
16/05/2013 16:30:46