Available services

Cartas de Alberto Soares Cardoso e documentos jurídicos e comerciais

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/HB/C-1/9/10
Title type
Atribuído
Date range
1876 Date is uncertain to 1944 Date is uncertain
Dimension and support
288 doc. (386 f.); papel
Scope and content
Na documentação consta que:

Em 03-01-1911 foi depositado em jazigo no cemitério Ocidental, Pedro de Carvalho Burnay de 38 anos, natural da freguesia dos Mártires de Lisboa, falecido em Paris, Avenue de la Republique, numa casa de saúde, a 19/12/1910, casado com Charlotte Lemesle, moradora em Paris, filho legítimo dos condes de Burnay, Henry, já falecido, e Amélia de Carvalho Burnay, natural de Lisboa. Não fez testamento, deixou três filhos menores.

A documentação refere também a contestação de Henry Burnay & C.ª contra Jorge Burnay e esposa, tendo como advogado Domingos Pinto Coelho.

Contém circulares: da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, de 1 de Julho de 1876, contendo as disposições pelas quais se devem regular os conselhos administrativos das divisões, corpos e estabelecimentos militares, quando recebam fundos destinados para obras dirigidas e fiscalizadas por oficiais de engenharia;

Da Inspeção das Fortificações de Lisboa, processo n.º 580, dirigido ao chefe da 2.ª secção do Inspetor das Fortificações de Lisboa, dando-lhe conhecimento da nota do conselho administrativo do Comando Geral de Engenharia. Refere também algumas circulares do Comando Geral da Engenharia, 2.ª Repartição.

Cópia de acta n.º 14 da sessão de 30 de Abril de 1904, em que é aceite, com grande pesar, o pedido de demissão de Carlos Alberto Soares Cardoso de diretor da Companhia Nacional de Moagem.

Alguma correspondência da Companhia del Ferrocarril de Medina del Campo a Salamanca, dirigida ao Visconde do Marco, administrador da Companhia.

Cópia da procuração de Carlos Alberto Soares Cardoso, casado com Carolina Soares Cardoso, em que constitui seus procuradores o Dr. António Pinto de Mesquita, advogado, e José Soares Brandão, solicitador, dando-lhes plenos poderes, para o representar em tribunal, relativamente ao prédio da rua do Bonjardim, n.º 34 a n.º 38, da cidade do Porto, relacionado com a expropriação.

Relativo ao ano de 1916, contém várias cartas de José Soares Brandão, solicitador, para o Visconde do Marco e convocação para reunião na Secretaria da Câmara Municipal do Porto, a fim de tratar o assunto relacionado com a expropriação.

Discriminação das despesas relativas ao processo de expropriação da rua do Bonjardim n.º 34 a n.º 38, Porto, promovida pela Câmara Municipal do Porto, em que José Soares Brandão, informa o Visconde do Marco que requereu a certidão à Repartição de Finanças, de que sobre o prédio não existe hipoteca. Posteriormente, encontra-se a certidão de execuções fiscais da Repartição de Finanças de que não é devida nenhuma contribuição.

Faturas de José Soares Brandão, relativas ao processo de expropriação do prédio da rua do Bonjardim, n.º 34 a n.º 38, tendo recebido a quantia de 4.794$00.

Referência também à expropriação do prédio n.º 30 a n.º 32, da rua do Bonjardim.

Pedido do Visconde do Marco, dirigido ao secretário das Finanças para anular o lançamento da contribuição predial, 2.º semestre de 1916, relativo ao prédio com os n.º 34 a n.º 38, situada na Rua do Bonjardim, que foi expropriado pela Câmara Municipal do Porto.

Correspondência do representante Alfredo do Loey da Compañia del Ferro Carril de Medina del Campo a Salamanca, para o Visconde do Marco, administrador da Companhia.

Contém a Contribuição Predial Urbana em nome do Visconde do Marco.

Eduardo Caetano, bacharel, formado em Direito, ajudante do notário de António Tavares de Carvalho, Lisboa, refere-se à existência de um documento arquivado, em que a sociedade de Henry Burnay& Companhia, com sede em Lisboa, representada pelo seu sócio gerente Roberto Burnay, constitui como procurador Carlos Alberto Soares Cardoso, visconde do Marco, a quem dá os poderes necessários para, em nome da Sociedade, administrar a Secção de Minas.

Cartas relacionadas com o negócio das Minas.

Cartas do hotel Metrópole do Hotel des Capucines –Paris.

Correspondência com os sócios de Henry Burnay & Cia. para a reunião de 19/05/1923, relativa ao exercício de 1921-1922.

Carlos Alberto Soares Cardoso e sua mulher, compareceram no notário Tavares de Carvalho, em Lisboa no dia 18/07/1925, na qualidade de diretores e em representação da Sociedade Portuguesa de Administrações, que ambos representam. A Sociedade tem por objeto, além de outros, revender bens imobiliários que tenham adquirido, dado que a direção foi autorizada a efetuar as vendas dos imobiliários da sociedade.

Contém correspondência com Artur de Morales Carvalho, advogado, assuntos relacionados com a contribuição para os fundos da Causa Monárquica, Duque de Palmella e Ayres de Ornellas.

Contém correspondência com Miguel Paiva de Andrade.

Actas da reunião de 28/02/1924, dos sócios da firma Henry Burnay& Cª, que tinham sido convocados pelos respetivos avisos.

Acta da reunião dos sócios da firma Henry Burnay & Cª realizada em 01/02/1925.

Recortes de jornal de assistência aos monárquicos, intitulada “A Gazeta”.

Carta com o timbre do gabinete do presidente da Administração da Companhia de Caminhos de Ferro do Norte dirigida ao “tio Carlos” sobre assunto familiar.

Alguma correspondência da Companhia dos Tabacos de Portugal, dirigida ao Visconde do Marco, sobre a impossibilidade de admitir nos serviços de Fiscalização Externa, Arlindo Vieira.

Correspondência de Bento Carqueja, diretor do "Comércio do Porto", dirigida a Roberto Burnay, comunicando que em sessão da Câmara Municipal do Porto, o nome de Conde de Burnay foi dado a uma rua próxima do bairro operário de “O comércio do Porto,” no Bonfim.

Carta da Comissão Liquidatária da Herança da Condessa de Burnay, dirigida a Carolina Burnay Soares Cardoso, sobre o seu o direito de preferência sobre os lotes.

Faturas da Companhia União Fabril.

Contém cartões pessoais de Eduardo Avelino Ramos da Costa, tenente-coronel de artilharia, Alexandre de Sousa Figueiredo e Malo, engenheiro agrónomo, António de Meneses e Vasconcelos, José Francisco Teixeira de Azevedo, advogado, consultor jurídico do Ministério de Instrução Pública.

“Estudo acerca da servidão a impor aos terrenos adjacentes a linha de fortificações Alto do Duque - Monsanto”.



A documentação contém documentos identificados como "Diversos".

O contrato entre o Governo e a firma Henry Burnay e Cª., obrigando-se a restituir ao Tesouro, terminada a operação com o Banco, os valores que garantam o crédito aberto pelo Banco de Portugal para a operação de exportação dos vinhos do Porto, quaisquer que sejam os resultados desta operação. Não tendo direito a comissão pelo fornecimento da prata em barra.

Contém um inventário de 1907 – 1908 (conta de ganhos e perdas créditos e débitos em conta corrente com Henry Burnay & Cª de Lisboa).

Correspondência do Banco Burnay para o Diretor Geral da Fazenda Pública.

Carta do gerente da “Omnium Limitada” dirigida ao Conde Burnay e Roberto Burnay, relativa à cota de capital da sociedade, na importância de 8.500$00. Correspondência entre Eduardo João Burnay e o Visconde do Marco sobre a sociedade “Omnium Ldª”.

Cópia da especificação e questionário da f. 78 e seguintes dos autos de ação ordinária que José Jacinto Nunes move contra a Comissão Liquidatária da herança da Condessa de Burnay.

O Palácio da Junqueira foi vendido pela Comissão Liquidatária da Herança da Condessa de Burnay, juntamente com o Palácio das Laranjeiras, pela escritura pública de 03/10/1940, para se instalarem organismos do Ministério das Colónias.

Menção a listas de peças de loiça do Palácio da Junqueira, relativas aos lotes n.º 751, 755,756 do Inventário.

Correspondência de José Marques, solicitador, para o Visconde do Marco, sobre a ação de Jacinto Lopes.

Correspondência diversa de autores não especificados.
Physical location
Arquivo Burnay, Administração patrimonial, Herança do Visconde do Marco, cx. 91
Language of the material
Português, francês e espanhol.
Creation date
20/08/2012 14:39:57
Last modification
06/08/2013 10:07:31