Documentos fotográficos de formato 18x24 cm

Description level
Series Series
Reference code
PT/TT/JAL/001
Title type
Atribuído
Date range
1905 Date is certain to 1919 Date is certain
Dimension and support
540 doc. fotográficos (negativos, diapositivo, vidro, p/b, cor, 18x24 cm)
Custodial history
Na medida em que foi possível determinar o histórico do acondicionamento de cada documento fotográfico, desde a caixa que inicialmente ocupou, até, eventualmente, à caixa para onde foi removido (antes de ser inserido em contentor, já no Arquivo Nacional de Fotografia), utilizaram-se as seguintes convenções para assinalar as etapas do trajeto:



(JAL) – indica que a caixa foi numerada por Jorge de Almeida Lima;



(NUNES) – indica que a caixa foi numerada pela Livraria Nunes, numeração que foi mantida por Ernesto Martins (de quem se adquiriu a maior parte deste acervo) e preferencialmente adotada pelo Arquivo Nacional de Fotografia, bem como pelo Centro Português de Fotografia. Caso o apelido compareça sozinho, sem indicação de correspondência com a numeração de Jorge de Almeida Lima, significa que este fotógrafo não chegou a numerar a caixa, nela existindo apenas a numeração da Livraria Nunes;



(JAL e ANF) – indica a caixa numerada por Jorge de Almeida Lima, mas cuja numeração foi adotada pelo Arquivo Nacional de Fotografia, devido à falta da numeração da Livraria Nunes.





Segundo indicação escrita do fotógrafo, um panorama das Caldas da Rainha, que integra esta série, era constituído por quatro negativos, mas só três deles (Jorge de Almeida Lima, cx. 34, n.º 507, n.º 508 e n.º 509) foram localizados no Arquivo Nacional de Fotografia, resultando assim que o conjunto se tornasse incompleto.
Scope and content
Nesta série, as datas descritivas podem abranger o largo limite de tempo de 1886 a 1919.



Nas caixas originais em que esse autor acondicionava os negativos e inscrevia as identificações dos respetivos conteúdos, é frequente, todavia, que entre os anos de 1905 e 1916 ele forneça datas tópicas a referir as Caldas da Rainha, onde então residiu de forma esporádica ou permanente – mas tais datações são fornecidas, surpreendentemente, inclusive para imagens capturadas em outras localidades que de facto não pertenciam ao concelho. Nestes casos, o campo "Datas descritivas" conterá a data tópica integral, fazendo-se todavia um alerta, no campo "Âmbito e conteúdo", para o facto de que Caldas da Rainha era o local de residência do fotógrafo, mas não o da captura da imagem.



Nos documentos fotográficos podem encontrar-se os seguintes conteúdos, entre outros:



Relativamente a pessoas fotografadas:

Alexandre; António Aires; Benedita e netos; "Bia"; "Catitinha"; Faustino da Gama; Dona Honorina Graça; João Passos; J. J. de Almeida Lima (provavelmente, Joaquim José de Almeida Lima, tio paterno do fotógrafo; provavelmente, José Joaquim de Almeida Lima (1817-1885), pai do fotógrafo); Jorge Lima; Jorge Lima e netas; Jorge Lima e neto; Jorge Lima e netos; José Caetano; "Josico"; Dona Luísa Amado; Maria do Carmo e Maria Georgina; Martinho; Monteiro e irmão; Monteiro velho.



Relativamente a tipos humanos e profissionais:

Aguadeira; bailarina; caçadores; campinos; crianças; homem de idade; dois homens, ambos de idade; lavadeiras; lavradeira; menina; músico; raparigas; rapazes; mendiga; mendigo com perna de pau; mendigos; pedinte; velhinha de 100 anos.



Relativamente a nus:

Nu masculino (homem musculoso; pose atlética); Jorge de Almeida Lima (autorretrato; a usar apenas uma parra sobre o sexo; pose de estátua antiga; pose de pugilista).



Relativamente a desportos, competições e entretenimento:

Exposição Nacional de Fotografias de Amadores (Sociedade de Geografia de Lisboa – salão; instalação [de] Jorge Lima); taça "Noble" (taça de prata lavrada); Sociedade do Tiro aos Pombos.



Relativamente ao património cultural e edificado da cidade das Caldas da Rainha:

Chafariz das Cinco Bicas; estrada das Faianças; gravura (mulher das Caldas; piscina; sala de banhos termais); rainha Dona Leonor - pintura; datada de 1657 e da autoria de Domingos Lopes; igreja de Nossa Senhora do Pópulo (antigas pinturas; antiga porta, com batentes de pedra lavrada; ornamentos florais e inscrição em letras góticas; porta da sacristia; quadros; tríptico da Paixão de Cristo; torre sineira); Hospital Termal Rainha Dona Leonor (placa de mármore; datada de 1747); Praça de Touros; rua do Andrade; rua Nova.



Relativamente ao património cultural e edificado da cidade de Lisboa:

Azenha de Campolide; Belém (Jerónimos; chafariz); Exposição Agrícola da Tapada (vista geral); Observatório da Tapada; Observatório Astronómico de Lisboa; Tapada da Ajuda.



Relativamente ao património cultural e edificado (geral):

Amoreira (concelho de Óbidos - igreja matriz; igreja de Nossa Senhora de Aboboriz); Atouguia da Baleia (castelo; fonte de Nossa Senhora da Conceição; igreja de São Leonardo; igreja (Real) de Nossa Senhora da Conceição; Real Capela de Nossa Senhora da Conceição); Barreiro (casa do Albers; rotunda); Bom Jesus, Braga (rua dos Sobreiros; entrada do Bom Jesus); Caminha (cais; vista geral); Cascais (farol da Guia); Casal do Rei (concelho das Caldas da Rainha - Rei da Memória; antigo monumento); Constância (vista panorâmica da vila; vista parcial da vila); Óbidos (castelo; igrejas e casas; santuário do Senhor Jesus da Pedra; porta da Cerca do Castelo, edificada na muralha; aqueduto; túmulo de Dom João de Noronha, o Moço, na igreja de Santa Maria; mesa de Josefa [de] Ayala; pertenceu à pintora Josefa de Ayala Figueira (1630-1684), mais conhecida como Josefa de Óbidos; cadeira [do] padre Malhão; panorama da vila; vista parcial da vila; rua; rua do Arco); Pernes (janela antiga; casa com uma janela de estilo manuelino; ponte); Pinhal Negreiros (ponte); Roliça (concelho de Bombarral - casa alpendrada; Casa da Palma); Quinta das Janelas (concelho de Óbidos – pátio; portão); Salir de Matos (concelho das Caldas da Rainha - igreja de Santo António); São Mamede (concelho de Bombarral - casa; pátio; palácio); Serra d'El-Rei (concelho de Peniche - portão do velho palácio; paço de Dom Pedro I); Tancos (castelo de Almourol; igreja arruinada; igreja conventual de Nossa Senhora do Loreto); Vila do Conde (convento de Santa Clara); azenha dos Arcos; casa velha; pintura; ponte do Bico; ponte do Zêzere.



Relativamente a pequenas localidades:

Azeitão; Avenal (concelho das Caldas da Rainha); Baleal (concelho de Peniche); Buçaco; Casal do Mato (concelho de Figueira da Foz); Olho Marinho (concelho de Óbidos); Quinta das Gaeiras (concelho de Óbidos); Quinta da Palmeira (concelho do Seixal).



Relativamente ao património natural e paisagístico:

Árvore frondosa; árvores altas; corredoura; campo; carvalho; flores; heras; jardim do Palácio de Cristal (Porto); loníceras; madressilvas; "Nau dos Corvos" (Peniche - formação rochosa que aflora nas águas junto do Cabo Carvoeiro); paisagem campestre; paisagem marítima; panorama; pinheiro; pinheiros; portinho do Revez (Peniche); ramo florido; rio Ave; rio Cávado; rochas fustigadas pelo mar; rochedos (Senhora dos Remédios - Peniche).



Relativamente a meios de transporte:

Barco de fragateiro; bote; bote da Nazaré; bote "Dois Irmãos"; charrete; pequena embarcação a vela; "República" (navio cruzador encalhado; chamado "Rainha Dona Amélia" antes da implantação do regime republicano).



Relativamente a pecuária e animais domésticos:

Boi malhado; burro; cão; cão pequinês; cavalo; cavalo castanho; feira de gado; manada de bovinos a pastar; mercado do gado (Braga); mercado de gado bovino numa praça; quadrilha pastando.



Relativamente a efeito fotográfico:

Mão de Jorge Lima (raios X).
Language of the material
Português, inglês, francês e latim.
Creation date
03/09/2012 16:34:59
Last modification
07/02/2019 10:43:58