Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Informação de Fernão de Pina aos Ministros dos Forais, que deveriam taxar as custas dos mesmos, e Alegação dos seus serviços sobre o mesmo objecto

Description level
File File
Reference code
PT/TT/GAV/20/10/9
Title type
Atribuído
Descriptive dates
[15--]
Dimension and support
1 doc. (5 f.); papel
Scope and content
Inclui a carta de Fernão de Pina sobre o pagamento dos forais que viessem a ser feitos, e que o rei queria mandar pagar pelos juízes, por serem testemunhas dos trabalhos dos forais.

Refere e regista a diferença dos custos dos forais considerando a quantidade de trabalho requerida.

Distingue os lugares que têm foral próprio dos que têm inquirições.

Inclui o registo do que "não deve de passar por esquecimento que vai em sete anos que nisto ando morrendo em Aragão e correndo o Reino muitas vezes, a concertar com os das alçadas e concelhos as coisas destes forais, com muita minha despesa e perigo de minha pessoa e em todo o tempo trabalhando, de dia e noite, buscando e revolvendo todos os tombos, forais e antiguidades para se poder saber a verdade. No qual tempo, por nenhuma coisa destas nunca levei nem me deram nenhum preço, nem paga particular nem geral, por nenhuma coisa que escrevesse, nem buscasse, sendo nisso, todos os dias e horas ocupado, tudo mandado d'el rei nosso senhor [...] Antes o papel e custas me não quis mandar pagar da chancelaria pela paga boa que deles havia de haver. Sendo pagas inteiramente todas as outras pessoas e oficiais que neles fizeram, à custa dos povos. E eu não esperando ou desesperando do que ora ordenardes.

E por minha verdade e consciência que mereço muito mais e que por este preço os não fizesse, se não houvesse outro Respeito. Fernão de Pina".

Compreende ainda o registo dos principais lugares que hão-de ter forais em todo o reino, listados por comarcas: Algarve, Entre-Tejo-e-Odiana, Beira, Entre-Douro-e-Minho, Trás-os-Montes, "outra sorte meã de lugares", "meãos", "terceira ordem".

Tem encadernado um fragmento contendo as despesas em itens: pergaminho, brochas e esferas douradas, iluminar com ouro, escrever por oito cadernos, encadernação de couro.
Physical location
Gaveta 20, mç. 10, n.º 9
Language of the material
Português
Alternative form available
Cópia em formato digital.
Creation date
25/09/2012 17:45:17
Last modification
17/12/2018 10:33:56