Quadros da Torre do Tombo

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/TT/QDR
Title type
Atribuído
Dimension and support
83 quadros
Custodial history
É ainda desconhecida a data da entrada e a razão por que os quadros se encontram no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

Em 1905, segundo Pedro de Azevedo e António Baião, havia apenas cinco quadros na Torre do Tombo: os retratos de D. João V, D. José I, D. João VI, marquês de Pombal, e uma olegrafia de Nossa Senhora da Conceição.

Em 2005, no âmbito do Guia Geral de Fundos e Colecções da Torre do Tombo, a iluminura a cores sobre pergaminho denominada 'Ecce Homo' foi integrada no fundo Alexandre Herculano.

Em data indeterminada, foi enviado um quadro para o Arquivo Distrital da Guarda.

Em 2009, no âmbito do acordo estabelecido entre a Direcção-Geral de Arquivos e o Grupo Pestana Pousadas – Investimentos Turísticos foram enviados seis quadros para a Pousada do Freixo no Porto.

Em 2009, foi enviado um quadro para o Arquivo Distrital de Leiria.

Em fevereiro de 2010, no âmbito do Protocolo de Depósito de Obras de Arte celebrado entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Instituto dos Museus e da Conservação, foram enviados dezasseis quadros para o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Arrangement
O número que os quadros apresentam é o número de cadastro que tinham em 1960.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Arquivo Nacional da Torre do Tombo - "Relação dos quadros existentes na Torre do Tombo, extraída do cadastro dos móveis do mesmo arquivo". Lisboa: ANTT, 1960. ID L 274 A
Creation date
07/01/2013 14:18:03
Last modification
30/10/2018 15:06:46
Record not reviewed.