Available services

Cópias de avisos régios concedidos a requerimento de António Pereira da Mota Pimentel Castelo Branco, juiz do Tombo da Prebenda de Coimbra, e Extinta Casa de Aveiro

Description level
File File
Reference code
PT/TT/CFNP/0001/00001
Title type
Atribuído
Date range
1759-01-17 Date is uncertain to 1791-07-12 Date is uncertain
Dimension and support
1 doc. (4 f.); papel
Scope and content
Inclui duas cópias de avisos régios, o primeiro datado de 1759, manda a Rodrigo Manuel de Sousa, escrivão da Torre do Tombo, passar uma certidão dos documentos pertencentes à Casa de Aveiro, conforme o pedido feito pelo juiz do Tombo da Prebenda de Coimbra, e Extinta Casa de Aveiro.

A cópia do segundo aviso régio manda o guarda-mor do Real Arquivo da Torre do Tombo, João Pereira Ramos de Azevedo Coutinho, e simultaneamente procurador da Coroa, ordenar a execução do pedido. Assim, o despacho do guarda-mor manda Rodrigo Manuel de Sousa, escriturário, examinar todos os livros das chancelarias dos reis, posteriores a D. Manuel - instituidor da Casa de Aveiro -, bem como escolher dois escriturários dos mais hábeis e inteligentes da Torre do Tombo, a fim de concluir rapidamente a tarefa.

O segundo aviso integra o requerimento do juiz do Tombo, António Pereira da Mota Pimentel Castelo Branco, a justificar o pedido da certidão de modo a poder reintegrar os Direitos da Real Coroa. De facto, foi em 1500, que D. Manuel doou ao seu filho D. Jorge, duque de Coimbra, a Vila de Montemor o Velho, do seu Foral, e dos das mais vilas. O juiz solicita ainda, a entrega dos tombos da Casa de Aveiro existentes na Torre do Tombo, Real Erário e no Conselho da Fazenda.

Physical location
Carlos Frederico Nunes da Ponte, mç. 1, doc. 1
Language of the material
Português
Creation date
03/07/2013 15:19:02
Last modification
21/03/2018 09:35:04